Diferentes grupos sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS NO BRASIL





Movimentos migratórios são uma constante na história da humanidade. No século XIX, a partir da Revolução Industrial, e no século XX, com asguerras e as grandes modificações econômicas no mundo, Europa e Ásia passaram por uma fase de intensa imigração; milhares de homens e mulheres abandonaram casas, bens e até famílias em busca de melhorescondições de vida.


O Brasil atraiu apenas 4,5 milhões de imigrantes europeus. Na imigração alemã, os alemães representaram aproximadamente 5% dos imigrantes que buscaram uma nova pátria noBrasil. O primeiro grupo de imigrantes fixou-se no sul da Bahia em 1818, mas foi em 1824 que chegaram os que formariam a primeira colônia alemã no Rio Grande do Sul, a atual São Leopoldo. Os gruposseguintes fixaram-se em Itapecerica, São Roque e Embu, ou foram levados para Rio Claro e as plantações de café no interior de São Paulo. A maioria dos imigrantes alemães, portanto, chegou ao Brasil entre1920 e 1930. Entre o final da Primeira Guerra, em 1918 e 1933, ano da ascensão de Adolf Hitler ao poder, chegaram ao Brasil em torno de 80 mil alemães que procuravam escapar da instabilidade daRepública de Weimar. Na década de 20, o avanço do comunismo motivou a ida para o Brasil de romenos, poloneses e russos de fala alemã. Muitos se estabeleceram no Paraná e no Sul, após uma passagem peloscafezais paulistas. Os alemães, atrás apenas dos italianos, formam a principal etnia no Sul do Brasil.
Na terra acostumada ao colonizador português, a chegada de novas etnias, com seus diferenteshábitos e costumes, provocou profundas alterações na sociedade brasileira.Com a imigração portuguesa, os primeiros imigrantes eram grandes fazendeiros ou empresários falidos em Portugal que, através dadistribuição de sesmarias, tentavam se enriquecer facilmente e retornar para Portugal. Dedicaram-se principalmente à agricultura, baseada no trabalho escravo, inicialmente efetuado por indígenas,...
tracking img