Resumo: transversalidade e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto Transversalidade e Meio Ambiente, de Silvio Gallo

No texto Transversalidade e Meio Ambiente, Gallo demonstra que com a criação do método científico e a aplicação deste às teorias/experimentos já existentes, foi possível ‘dividir’ a ciência em disciplinas e que este processo está intrínseco na natureza humana. Na busca pelo saber, o homem acreditou, inicialmente, que poderiacompreendê-lo como um todo, mas aos poucos percebe que o saber apresenta muitas faces, iniciando então o processo de compartimentalização do real, o seu estudo por partes, sendo que este processo foi iniciado por Aristóteles.
A ciência moderna, com sua complexidade, impossibilita o ‘conhecimento de tudo’, de forma que surgem as especializações, onde o cientista foca em seu objeto de estudo e‘esquece’ o que está a sua volta, potencializando o conhecimento a cerca deste objeto ao mesmo tempo em que o isola.
Não podemos negar que a compartimentalização, as especializações, contribuíram para o crescimento das áreas do saber. No entanto, a ciência deveria ser utilizada para responder às necessidades humanas e, com a compartimentalização, afasta-se deste objetivo, de modo que o homem passa a serum instrumento da ciência, onde o importante é apenas o saber pelo saber, onde o conhecimento não tem sentido, pois não está intrinsecamente ligado à vida humana.
Na perspectiva de Nietzsche, filósofo alemão, a ciência passou a responder à interesses além daqueles relacionados à vida humana e passou-se a saber cada vez mais sobre cada vez menos.
A disciplinarização da ciência acabou porrefletir no campo pedagógico, promovendo também sua disciplinarização, terreno fértil para a pedagogia moderna, ao passo que permitiu a especialização dos professores, do material pedagógico e do espaço pedagógico, além de permitir o fracionamento do tempo escolar e o controle do processo pedagógico, onde tudo pode ser controlado, avaliado, metrificado e o desempenho do aluno é traduzido em nota.Segundo Gallo, a palavra disciplina remete tanto a uma área do conhecimento quanto ao controle, tornando a escola um lugar de aprendizado dos saberes e autocontrole, já que a divisão dos saberes também é uma forma de dividir o poder. Controlar o saber, por sua vez, é um exercício de poder e, no contexto capitalista, a escola foi usada para tal, sendo o conhecimento tratado como mercadoria.
Assim como adisciplinarização, a interdisciplinaridade também teve inicio no campo da ciência à medida que identificaram-se problemas que não podiam ser resolvidos por uma única área, de modo que a resolução dependia da comunicação entre as diversas ciências, o que poderia ocorrer por meio de modalidades, da pluridisciplinaridade ou da transdisciplinaridade.
Gallo comenta que a interdisciplinaridade setornou necessária, no campo da pedagogia, a partir do diagnostico de que os educandos não eram capazes de perceber a inter-relação entre as diferentes disciplinas. Para que a interdisciplinaridade seja colocada em prática é preciso que haja um trabalho em equipe, com o engajamento de todos os docentes. Como qualquer inovação, esse processo pode encontrar uma certa resistência.
Com o intuito deauxiliar esta mudança metodológica, o MEC, inspirado em uma experiência espanhola, introduz os TEMAS TRANSVERSAIS, o que não implica na mudança da organização em disciplinas/áreas, tendo em vista que os mesmos devem ser abordados em todas as áreas, promovendo a interdisciplinaridade e dando ao currículo uma dimensão social e contemporânea, abordando temas relevantes à comunidade escolar, que podem, ounão, estar inclusos nos temas pré-estabelecidos pelo MEC, nos PCN: ética, saúde, meio ambiente, estudos econômicos, pluralidade cultural e orientação sexual.
Para atingir os objetivos propostos (a abordagem de temas sociais e contemporâneos), a cidadania é tida como eixo norteador do currículo. De acordo com os PCN a cidadania como eixo norteador atenta aos valores e também ao conhecimento,...
tracking img