Resumo toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos principais

O que é 
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema).  O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.Principais características do Toyotismo:

- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada ademanda do mercado. 
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, notempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Resumo
O sistema de organização toyotista surgiu num contexto muito diverso ao do sistema taylorista/fordista. O toyotismo surgiu num contexto de crescimento econômico lento, em meio a um mercado interno que visava o consumo bens e serviços no que caracterizava aexpansão de demanda. Nas palavras de Taiichi Ohno, criador do sistema ele se deu origem na necessidade de que o Japão era capaz de produzia pequenas quantidades de vérios modelos de produtos. Esse sistema é ótimo na diversificação, adaptando-se bem a situações difíceis. Desde 1947 a Toyota vinha implantando em suas fábricas de automóveis um dos elementos fundamentais do sistema, chamada autonomação, queé um neologismo criado a partir da junção das palavras autonomia e automação, pois permitia que caso ocorresse algum defeito na fabricação, ela teria uma parada automática.
Em 1949 enfrenta uma grande crise, também com isso desencandeando uma greve cujo o final foi a demissão de 1600 funcionários, onde até o presidente fundador, Kiichiro Toyoda pediu sua autoexoneração. Em plena guerra da coréia,as encomendas em massa aumentaram, porém em pequenas séries, mesmo assim podendo sofrer multas or não cumprir o prazo para entregas. Ohno perseguiu o objetivo de agregar no mesmo posto de trabalho máquinas de diferentes finalidades, o que lhe permitia concentrar diversas funções de trabalho antes limitadas aos departamentos da fábrica pelo sistema taylorista/fordista.
Cada uma dessas funçõesaglutinava grupos diferentes de atividades rotineiramente realizadas por distindo trabalhadores em que ela era a responsável. Cumprida a fusão de várias funções eatividades, designou-se multifuncionais os trabalhadores responsáveis pela mesma. A idéia era permitir que os trabalhadores adquirissem o conhecimento e passassem a responsabilizar-se pelos processos de produção total.
Como Taylor haviadecomposto atividades complexas em operações seimples e Ford se empenhado no automatismo, ambos tiveram como objetivo atacar o saber dos trabalhadores mais qualificados, assim diminuindo seus poderes sobre a produção como um todo. Ohno seguir os mesmo objetivos, entretanto no sentido inverso, desenvolvendo a desespecialização. Refletindo sobre o propósito de Toyoda de que o ideal seria produzir queera necessário e no tempo exato, Ohno consegue adaptar a fabricação na Toyota um conjuntos de técnicas de gestão de estoques, que eram comuns em supermercados, fazendo assim uma reposição rápidas nas prateleiras.
A incorporação desse método ocorreu considerando o fluxo contínuo da produção, onde cada trabalhador abasteceria quando fosse necessário. Para isso ao desenrolar do fluxo de produção...
tracking img