RESUMO Administraçao classica e cientifica,teoria da burocracia,teoria da contigencia,toyotismo,e escola de relações humanas

2193 palavras 9 páginas
Administração Clássica da Administração se divide em Administração Cientifica com Fredereich Winslow Taylor e a Teoria Clássica com Henry Ford.
O engenheiro Frederich Taylor, preocupou-se com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através dos estudos dos tempos e movimentos. Em seu estudo descobriu os três problemas principais dentro das empresas: vadiagem sistemática por parte dos operários, desconhecimento das gerencias das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização, falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar estes problemas criou a ORT (Organização Racional do Trabalho), onde dentre os principais aspectos estão: seleção cientifica do trabalhador; tempo padrão: o trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerencia; plano de incentivo salarial: a remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao numero de unidades produzidas; Homo economicus: toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais; desenho de cargos: a única maneira de se fazer a coisa correta onde para obter a racionalidade do trabalhador os engenheiros teriam que desenhar cargos mais simples e elementos a fim de obter a máxima especialização de cada trabalhador.
Taylor teve muitos seguidores de autovalor como Frank Gilbert e Lilian M. Gilbert pioneiros nos estudos de movimentos e sobre a fadiga para melhorar a eficiência do trabalhador cirando um esquema de classificação de 17 movimentos simplificando a tarefa, e Lilian foi pioneira no uso de estudos e movimentos para melhorar a produtividade do trabalho. Henry L. Grantt companheiro do engenheiro que se concentrou na motivação do trabalhador, recompensando-os com bônus pela produção.
Harrington Emerson que popularizou a Administração Cientifica, desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados.
A Teoria Clássica teve inicio com o engenheiro Henry Ford ,que estabeleceu 5 dólares por dia para

Relacionados

  • Teoria geral da administração
    13811 palavras | 56 páginas
  • Hbcsdudvhuvfduvfd
    34599 palavras | 139 páginas
  • Assessoria Consultoria e Serviço Social
    104951 palavras | 420 páginas