Resumo texto “a psicologia e as psicologias."

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Texto “A psicologia e as psicologias.

Vemos por aí todos os dias como as pessoas se consideram um pouco psicólogo, Isso acontece quando alguém tem alguma habilidade em lidar comdeterminada situação, ou quando do poder de persuasão de um vendedor, ou vários outros exemplos, sempre dizemos que eles utilizam da psicologia. Mas essa não é a psicologia dos psicólogos e sim a psicologia dosenso comum.
O senso comum é o conhecimento da realidade diária, olhando, ouvindo e aprendendo, muitas vezes na prática, mas sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo, uma dona de casaàs vezes sabe exatamente quanto tempo um café ficará quentinho dentro de uma garrafa térmica, sendo que nunca estudou a respeito.
Já a ciência é uma atividade reflexiva, ela procurando compreender,elucidar e alterar o cotidiano a partir de seu estudo sistemático.
Na ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Não se contentando somente com as aparências.
O cotidiano eo conhecimento científico que temos da realidade se aproximam e se afastam: Aproximam-se porque a ciência se refere ao real, mas se afasta porque a ciência abstraí a realidade para compreendê-lamelhor, transformando a em objeto de investigação permitindo a construção do conhecimento sobre o real. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do hábito a tradição, passandode geração para geração. E nessa tentativa de facilitar o dia-dia, que o senso comum faz suas próprias teorias, na realidade um conhecimento, que numa interpretação livre, poderíamos chamar deteorias médicas, físicas, psicológicas, etc.
O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão demundo.
O senso comum integra de um modo precário (mas é esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso não ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar próximos do conceito científico, mas...
tracking img