Resumo do texto "os pioneiros e o pai da psicologia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os pioneiros e o pai da psicologia científica.

Dois nomes estão ligados ao nascimento da psicologia que são Fechner e Wundt, que são responsáveis pela criação do primeiro laboratório psicológicoem cidade Leipzig, Alemanha em 1879 onde se criou essa nova ciência, haja vista que na França nem na Inglaterra essa ciência estava bem representada e os Estados Unidos davam os primeiros passos naconquista desses conhecimentos.
Gustav Theodor Fechner teve como ponto central em suas preocupações de sua obra encontrar a relação existente entre mente X corpo, físico X psíquico, adotando a ideiado paralelismo considerando mente e corpo como sendo duas faces da mesma moeda. Fechner demonstra que existe uma ligação entre mente e corpo matemática e quantitativa, chegando a essas conclusões nassuas experiências realizadas em seu laboratório recém-criado e achava que as sensações só poderiam ser testadas através de estímulos.
Tais métodos constituem ainda hoje os melhores instrumentos depesquisa psicológica e por isso pode ser considerado o percursor da psicometria, Fechner era físico, filósofo e místico era favor do espiritualismo e tinha preocupação com Deus e a alma.
WilhelmHundt teve sua vida marcada com a publicação do livro Elementos de Psicologia Fisiológica e a fundação do laboratório em Leipzig, criado com o então Fechner.
Com a publicação do seu livro, Hundt não sóreúne mas classifica e agrupa os elementos da vida mental, determina o seu objeto e objetivo, enuncia seus princípios e os seus problemas, estabelece os métodos de estudo, enfim, estrutura enormatiza a psicologia.
A psicologia deixa de ser o estudo da vida mental e da alma e passa a ser o estudo da consciência ou dos fatos conscientes.

Assim estruturada e sistematizada, a psicologia passaa ser uma ciência autônoma e não mais um apêndice da filosofia ou da fisiologia.
No laboratório para testar tudo aquilo que havia dito em seu livro , utilizou a observação, a experimentação e a...
tracking img