Resumo teoria x e y

Curso: Gestão em Recursos Humanos
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos

A TEORIA X E TEORIA Y

A Teoria X parte do princípio que o comportamentonormal das pessoas em relação ao trabalho é de desinteresse e acomodação. Assim, as pessoas necessitam ser desafiadas e controladas para que as coisas aconteçam, poisnão trabalham com prazer ou satisfação.
Para que haja uma boa gestão dos recursos humanos o processo de trabalho necessita de forte planejamento e controle,premiando-se o bom desempenho e agindo firmemente com disciplina quando ele não é bem sucedido. O papel do gestor é fundamental para o alcance de bons resultados, ocontrole deve ser rigoroso para não ocorrer falhas no trabalho desenvolvido.
Pela Teoria X a racionalidade na relação de trabalho é muito explorada, aocontrário da Teoria Y que considera que o trabalho desde que seja apresentado de forma estimulante às pessoas, atrairá o seu potencial criativo e dinâmico, viabilizando ainiciativa laboral, a criatividade, a motivação e o engajamento de cada um para que os resultados sejam alcançados.
A Teoria Y considera que o trabalhoé um meio de satisfação. Parte do princípio que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Aqualidade do relacionamento no ambiente de trabalho é determinante para o sucesso e melhor aproveitamento de todos os recursos. As pessoas sentem necessidade de seremreconhecidas. Exige dos gerentes a descoberta de como utilizar o potencial representado pela força de trabalho disponível do que pelos limites da natureza humana.