A teoria x e y de mcgregor e a segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA X E Y DE MCGREGOR E A SEGURANÇA DO TRABALHO

Aluna: Suzyane Branco Gonzatto
Professor: José Maria Melim
Disciplina: Administração aplicada à Engenharia de Segurança
Instituto Superior Tupy – SOCIESC / FGV

RESUMO:
A teoria X e Y de McGregor é um conjunto de dois extremos opostos de suposições, na teoria X as pessoas são preguiçosas e desmotivadas, já na teoria Y as pessoasse mostram motivadas (SERRANO, 2000).
Esta motivação ou sua falta se manifesta desde a produtividade até a preocupação com a segurança no ambiente de trabalho. Trabalhadores que atuam sob coação tendem a ser menos produtivos e comprometidos com a organização.

1- INTRODUÇÃO:
Segundo Michel (2005) as Teorias X e Y, de Douglas McGregor, foram publicadas primeiramente em 1960 sob otítulo The Human Side of Enterprise. Em suas teorias ele compara dois estilos antagônicos de administração: uma baseada na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática, chamada de teoria X e outra baseada nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, a teoria Y (DOMINGUES, 2007).
Com essas duas teorias pode-se visualizar o comportamento e o desempenho dosfuncionários diante das situações do dia-a-dia no local de trabalho.

2- A TEORIA X E Y:

2.1- Teoria X:
A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, onde as pessoas executam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, e os trabalhadores por sua vez não gostam de colaborar com a direção da empresa. As premissas da teoria X são:
- O ser humano,em geral, não gosta de trabalhar, e trabalha o mínimo possível.
- A maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos para alcançar os objetivos da organização.
- O ser humano prefere ser dirigido, desejando evitar responsabilidades; é pouco ambicioso, procurando segurança acima de tudo.
- Empregados evitarão responsabilidades e procurarão receber ordensformais, sempre que possível.
- A maioria dos trabalhadores põe a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho (MICHEL, 2005).

2.2- Teoria Y:
A teoria Y elimina os preconceitos sobre a natureza humana e propõe um estilo de administração participativo, deixa evidente que, através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado epode ser mais bem aproveitado, havendo assim integração dos objetivos dos empregados aos da empresa. As características da teoria Y são:
- O esforço físico e mental no trabalho é tão natural como o lazer ou o descanso, o trabalho é agradável.
- Movido pela auto-orientação e pelo autocontrole, o indivíduo se colocará a serviço dos objetivos previstos dentro da empresa.
- A dedicação em alcançarobjetivos é função das recompensas atribuídas à realização da tarefa.
- Em condições apropriadas o ser humano aprende não só a aceitar, mas a procurar responsabilidades (MICHEL, 2005).

3- ANÁLISE DAS TEORIAS:
Vantagens da Teoria X:
Em empresas que adotam a teoria X há maior facilidade na rotatividade de pessoal, pois as tarefas são simples de serem executadas onde cada trabalhadortem uma tarefa específica, podendo-se assim tem uma previsão de produção (DOMINGUES, 2007).
Desvantagens da Teoria X:
Esta teoria baseia-se em preconceitos sobre o comportamento humano, reflete um estilo de administração autoritário e rígido, onde o indivíduo é apenas um meio de produção, sem margem à criatividade, e com funções altamente especializadas, tirando dele todo o convíviodo local de trabalho (DOMINGUES, 2007).
Vantagens da Teoria Y:
Esta teoria quebra os paradigmas do preconceito sobre a natureza humana, traz um estilo de administração participativo, permitindo que as pessoas se auto-gerenciem, estabelecendo metas e avaliando seus próprios resultados (DOMINGUES, 2007).
Desvantagens da Teoria Y:
O ônus da teoria Y é que nem todas as...
tracking img