Aquele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES P2 – ANTROPOLOGIA
1) No Evolucionismo a teoria da evolução de Darwin foi aplicado no fenômeno da cultura, que desse ponto de vista tinha vários estágios de desenvolvimento progressivo,pelos quais todas as sociedades humanas deveriam passar até chegar a civilização. A sociedade européia era considerada como a “civilizada” e as outras culturas vinham abaixo, em processo dedesenvolvimento. Essa era uma visão muito etnocêntrica dos europeus. As principais características do evolucionismo são: Etnocentrismo; Determinismo Racial; Tese de hierarquização das culturas. Gobineau foi umdos mais importantes teóricos do racismo, para ele a miscigenação era inevitável e levaria a espécie humana a um nível cada fez pior em relação ao seu intelecto e suas características físicas. OBrasil era considerado por Gobineau como sem futuro, devido a presença de raças consideradas inferiores, a única saída seria a imigração de europeus que eram considerados como raça superior, que além desalvarem a espécie iriam trazer consigo a civilização para esses povos encontrados em estágios inferiores da cultura em desenvolvimento.

1.
2) O culturalismo norte-americano consideranecessário analisar a historia cultural, dessa forma reconstruí-la para compreendê-la. Um dos seus principais representantes foi Franz Boas, ele acreditava que para estudar a cultura não se deveria analisarapenas o passado mas também o presente, que eram necessários estudos de fenômenos locais, assim como ele abandona a perspectiva global do evolucionismo e foca nas particularidades da cultura, além deaceitar a unidade psíquica.
1) O estruturalismo francês de Strauss não confunde a realidade empírica com a estrutura social, a partir da observação da realidade social construiria um modelo deanalise. Há a distinção da estrutura social e relações sociais, o objeto de estudo do estruturalismo são as relações sociais. Para Strauss Estrutura tem caráter sistêmico, esta relacionada a um grupo...
tracking img