Responsabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
.
Pólo João pessoa - Paraíba.

Desafio de aprendizagem do segundo período do curso de serviço social na disciplina de responsabilidade social e meio ambiente.

Introdução:

A sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a suapermanência, em certo nível, por um determinado prazo. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dosrecursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reuniãointernacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Principalmente para a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem.
A sustentabilidade é muito mais do que apenas garantir boaspráticas ambientais e controlar a velocidade do consumo dos recursos planetários.
O conceito de sustentabilidade deve ser olhado por um prisma mais amplo. E que, além do ambiental, a prática da sustentabilidade deve contemplar os aspectos sociais; políticos e econômicos de qualquer projeto empresarial ou agrupamento humano.
Saneamento é definido pela Organização Mundial de Saúde –OMS, como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social e é importante fixar que quando tratamos de saneamento estamos falando de Purificador de Água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos Agentes de Saúde. Estabelecidas as definições e aabrangência do termo saneamento, fica clara a importância do saneamento para a saúde do homem, dos animais e da vida do planeta como um todo, pois o saneamento está diretamente relacionado com a saúde e com o meio ambiente.
As ações e projetos desenvolvidos na área de saneamento têm respostas imediatas nos índices de saúde pública da população e também nos indicadores de poluição ambiental doplaneta.
Atualmente a importância do Saneamento Básico é um tema debatido mundialmente e há varias formas de pressão e incentivo aos países em desenvolvimento para que desenvolvam projetos de saneamento nos centros urbanos, tendo em vista que esses projetos e saneamento atualmente têm uma abordagem multifacetada, pois os gestores do saneamento público também são responsáveis pela gestãode saúde e de meio ambiente de uma comunidade, o que reflete em todo o planeta.
Os projetos de saneamento passam por profundos estudos urbanísticos e de gestão ambiental, onde devem ser analisados os seus efeitos sob o prisma da sustentabilidade ambiental.
O crescimento sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico constante e duradouro, porque assentado em basesconsideradas estáveis e seguras. Dito de outra maneira é uma situação em que a produção cresce, em termos reais, isto é, descontada a inflação, por um período relativamente longo.
A gestão sustentável é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.
A...
tracking img