Questao social 1940 - 1960

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO




CÁTIA FERNANDES BOTELHO

















RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
























PORTO VELHO/2011






CÁTIA FERNANDES BOTELHO






RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTILProjeto de pesquisa (Artigo) apresentado como requisito avaliativo-parcial da disciplina Orientação de trabalho de conclusão de Curso, ministrada pela professora Me Helena Zoraide Pelacani Almada, do curso de Pedagogia,8° período, da faculdade de educação de Porto Velho-UNIRON















PORTO VELHO/2011


RECURSOS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTILCátia Fernandes Botelho

RESUMO

Este trabalho vem destacar a importância que os recursos didáticos têm no trabalho da educação infantil e o modo que os professores estão trabalhando juntamente com esses recursos. A pesquisa procura esclarecer as dúvidas e os problemas encontrados no decorrer da mesma; problemas esses que são comuns e corriqueiros na vida de profissionais que atuam nessaárea problemas como falta de habilidades em manipular certos recursos, como são trabalhados esses recursos e qual o objetivo de se trabalhar com esses recursos, buscando assim melhorar o modo de trabalhar usando novas estratégias.

PALAVRAS-CHAVE
Educação infantil, Recursos didáticos, Professor, Criança.


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar o modo como está sendoutilizado os recursos didáticos na educação infantil para estimular a capacidade criadora e interpretativa dos alunos da escola municipal SEMEAR localizada na zona leste de Porto velho situada na rua Tarciana de abreu n°2233 bairro JK. O fatores que nortearam essa pesquisa foram: como se trabalha os recursos didáticos? São utilizados de maneira adequada? Qual o objetivo de se trabalhar com essesrecursos? Quais os recursos mais utilizados pelos professores. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as maneiras de utilização dos recursos dessa escola buscando soluções para os problemas encontrados que são: falta de habilidades pedagógicas de algumas professoras em se trabalhar com alguns materiais que se encontram na escola, recursos que são utilizados de forma inadequada entre outros.
Aescola é um espaço de formação de indivíduos e aperfeiçoamento de capacidades e habilidades prévias que o aluno possui antes de começar a frequenta-la, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade aprimorar e explorar o desenvolvimento social da criança e sua criatividade, os recursos didáticos têm por objetivo aprimorar os conhecimentos do professor e assimincentivar e facilitar ou possibilitar o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
A utilização de recursos didáticos é de grande importância no processo de desenvolvimento da criança, pois facilita a descoberta de diversos conceitos fazendo com que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz, segura e criativa. Apresentar uma variedade muito grande de materiais pode muitas vezes condicionar o aluno aresponder somente em função destes, o importante é conhecer os mais diversos recursos e utilizá-los no momento e de maneira correta.
O professor deverá fazer uso dos recursos solicitando, o máximo possível participação das crianças. Os materiais devem ser simples de fácil manuseio e bastante objetivo levando em conta primeiramente os interesses do estudante. Segundo Piaget a criança podebeneficiar-se enormemente quando tem a possibilidade de viver num ambiente educacional que lhe ofereça oportunidade de agir com liberdade e espontaneidade e manipular materiais adequados para o seu desenvolvimento. Os recursos que o ambiente oferece do mobiliário,material de apoio ao material decorativo agem todos como estimuladores da atividade infantil e devem ser cuidados de maneira especial...
tracking img