Resumo teoria classica de fayol

Teoria clássica de Fayol

Em 1916 surgiu pela Europa a Teoria Clássica da Administração (Henry Fayol), essa teoria era o estudo do todo o organizacional, como: os departamentos e as pessoas.A obra de Fayol
Fayol nasceu em Constantinopla e aos 19 anos formou-se engenheiro de minas, começou a trabalhar em uma metalúrgica onde aos 25 anos passou a gerente, nos 47 assumia a gerência geral.Ele expôs sua teoria em um livro publicado em Paris em 1916.

Seis Funções Básicas da Empresa
Divisão deve ser em 6 grupos:
* Funções Técnicas: produção de bens ou serviços da empresa
*Funções Comerciais: compra, venda, permutação
* Funções Financeiras: procura e gerência de capitais
* Funções de Segurança: proteção e preservação de bens e das pessoas
* FunçõesContábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
* Funções Administrativas: integração de cúpula das outras cinco funções.

O Conceito de Administração
O conceito deve seguiralgumas funções, tais como:
* Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão são os aspectos principais de um bom plano de ação.* Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa.
* Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todas os empregados nointeresse dos aspectos globais.
* Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta osmeios aos fins.
* Controle: Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. Oobjetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência.
Esta administração encontra-se em qualquer nível ou área da empresa, sendo um chefe ou um encarregado....