Resumo Stuart E. Madnick Parte 1

1680 palavras 7 páginas
Resumo Stuart E. Madnick Parte 1

No livro Software Project Dynamics, de Tarek Abdel-Hamid e Stuart E. Madnick, no capítulo 7 com o título Software Developer, o autor define que “um projeto de software se caracteriza por certo número de tarefas”, e que a sua taxa de produção é fornecida em “Tarefas por dia”.
Segundo o autor a produtividade de software é uma função complexa baseada em modelos psicológicos de grupo (apud Ivan Steiner). Com o modelo de Steiner’s, temos que a Produtividade Atual (produtividade real da empresa em um determinado momento) é fornecida por dois parâmetros, produtividade máxima, que a empresa pode alcançar se executar da melhor forma suas tarefas, e as perdas na execução processo de software.
Nesse modelo a produtividade pode ser calculada da seguinte forma: As perdas descritas na formula são causadas por falha de comunicação e perda de motivação por parte de equipe do projeto.
A Produtividade Potencial é o nível de produtividade máxima que a organização pode alcançar, está será atingida se toda a equipe do projeto utilizar da melhor forma os recursos disponíveis. É uma função de dois fatores determinantes: Natureza das tarefas do software (características, funcionalidades e recursos que o software irá fornecer para o usuário) e o grupo de recursos disponíveis (equipamentos, softwares de gestão, bibliotecas, mão de obra disponibilizadas para o projeto). Dificilmente a produtividade atual será igual a produtividade potencial, pois esta é o ápice da produção da empresa, ou seja, para alcançar esse nível de produtividade, o processo, a equipe e os recursos devem alcançar o melhor nível possível, e suas interações devem ocorrer em perfeita sintonia.
A Produtividade Potencial é definida em termos do número de Tarefas por homem-dia. Segundo Stuart, tarefa é definida em termos de números de Instruções de código, dessa forma, é uma unidade utilizada para mensurar o tamanho de um produto de software. Tarefa é um parâmetro no modelo de

Relacionados

  • tradu o de cap tulo
    3967 palavras | 16 páginas
  • Desafio Profissional Pcp
    9337 palavras | 38 páginas
  • Sistema De Banco De Dados Ramez Elmasri E Shamkant B
    432650 palavras | 1731 páginas