L.INFANTIL E JUVENIL

1403 palavras 6 páginas
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Atividade Avaliativa Objetiva G1

1
1 . Leia as proposições e assinale a alternativa correta quanto aos primeiros textos dirigidos ao público infantil. I - Os contos maravilhosos que antes eram entretenimento de adultos. II - Histórias de terror e mistério, adaptadas dos livros dirigidos ao público adulto. III - Os contos maravilhosos, que pertenciam à tradição oral secular europeia IV - Aventuras de cavalaria, retirada das narrativas medievais de batalhas. V - Histórias de terror e mistério, que pertenciam à tradição oral secular europeia.

D) Apenas I e III estão corretas;

2. Leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta com relação ao que o professor precisa considerar indispensável na elaboração de um projeto de leitura. I – Uma pesquisa rigorosa sobre o autor do livro a ser trabalhado com as crianças. II – A escolha de uma obra cujo tema guarde relação com o universo social das crianças; III – Elaboração de uma atividade que comprove que eles efetivamente entenderam o sentido da história. IV – Um boa sondagem sobre o perfil do grupo de alunos para escolha da obra. V- Trabalhar sempre o mesmo gênero literário.

B) Apenas II e IV estão corretas;

3 . O texto não-literário – objetivo e denotativo, que compõe as notícias de jornais, os estudos acadêmicos – é diferente do texto literário no que tange à exigência no processo de leitura para o leitor. Assinale a alternativa que mostra tal exigência.
Peso: 1.0

A) A busca de significados novos nas palavras, muito mais amplos e ricos do que o de costume na leitura.

B) O distanciamento do que está escrito, sem participar do texto com as próprias experiências.

4 Com relação ao texto narrativo, marque a alternativa correta quanto aos seus aspectos:

E) há sempre a presença de um narrador, podendo, em alguns casos, o narrador ser a própria personagem principal.

Relacionados