Resumo sobre rotavirus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTAVIRUS



1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, tem-se mostrado cada vez mais comum, em vários países, casos de doenças veiculadas por alimentos, de etiologias variadas, muitas vezes por contaminação da matéria prima ou do produto pronto para consumo.
Os microrganismos representam uma ameaça à segurança dos alimentos, podendo ser causadores de doenças de origem alimentar. Entreestes, existem vírus responsáveis por várias dessas enfermidades, tais como o vírus da Hepatite A, o vírus de Norwalk e o Rotavírus. Os sintomas de infecção causada por rotavirus caracterizam-se por gastroenterite, com vômito e diarreia, dor abdominal, podendo ocorrer febre branda. Em geral, seu período de incubação é de 1 a 3 dias, podendo os sintomas perdurar por 4 a 8 dias. (INSTITUTO DEHOSPITALIDADE, 2000)
Segundo CIARLET e ESTES (2001), a infecção por rotavírus responde por 45% das doenças diarreicas graves em crianças em todo o mundo. Em países subdesenvolvidos, estima-se que 600.000 mortes ocorram anualmente em função desta infecção.
Além de ser veiculado diretamente através de alimentos, o rotavírus tem-se mostrado viável em superfícies inanimadas, como metais, vidrose plásticos por mais de 10 dias em temperatura ambiente.

2 ETIOLOGIA
Diarreia por rotavírus é a principal causa mundial de mortalidade infantil e está associada a significativa morbidade secundária à desnutrição (Behrman et al,2004).
Durante as ultimas décadas o rotavírus foi reconhecido como o principal agente causador de diarreia em crianças menores de 5 anos, tanto em paísesdesenvolvidos e em desenvolvimento (Midthun, 1996)
Os rotavírus infectam enterócitos das microvilosidades do intestino delgado, onde se multiplicam, no citoplasma, causando danos ao seu mecanismo de transporte. Em pesquisas recentemente realizadas, verificou-se que a patogenicidade do rotavírus é multifatorial, e a capacidade deste vírus induzir à secreção de fluido intestinal é atribuída, emparte, à produção da enterotoxina “NSP4”, a qual é responsável por lesões teciduais observadas em animais modelos. (JAWETZ, 2001)
Os vírus causadores de gastroenterite podem ser veiculados por água e alimentos, sendo sua veiculação passiva, uma vez que os mesmos somente se multiplicam quando dentro de uma célula viva. Os vírus considerados patogênicos têm veiculação oro-fecal, mediada ounão por alimentos. Quando em alimentos, esses vírus podem ser inativados biologicamente por temperaturas elevadas, condições especiais de pH e umidade (JAWETZ, 2001).
MAHONY et al.(2000), demonstraram que o rotavírus é relativamente sensível ao calor e que o cozimento e o reaquecimento de alimentos potencialmente contaminados são suficientes para destruir a infectividade do víruscontaminante. Além disso, também foi demonstrado por estes autores que o rotavírus é relativamente estável em baixo pH, podendo sobreviver em temperaturas de refrigeração, apresentando-se viável em contaminação experimental em suco de frutas.


3 CARACTERÍSTICAS GERAIS
O termo rotavírus (RV), foi classificado temporariamente na família Reoviridae, tem sido utilizado para um grupo de vírus dedeterminadas características morfológicas com a propriedade de produzir episódios de diarreia aguda em várias espécies animais, humanos de baixa idade, idosos e imunodeprimidos (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2004). Os RV são um grupo de vírus de genoma de RNA segmentado, dupla fita ou dupla hélice, que não possuem envelope bilipídico, porém possuem forma icosaédrica, com simetria cúbica. A partícula viralsintetiza proteínas não estruturais e proteínas estruturais VP1, VP2 e VP3, que são componentes do core viral, além das proteínas da camada externa VP7 e VP4, que representam os maiores antígenos envolvidos na neutralização viral e são responsáveis pela definição dos diferentes sorotipos (LIINHARES, 2000)
Os RV contêm um genoma de 11 segmentos de RNA, envolvidos em três camadas de proteínas....
tracking img