Nome: Renata Batista de Jesus RA: 00381
Resumo do texto “Clonagem humana: conhecer para opinar”
O texto escrito pela professora Mayana Zatz vem mostrando aspectos gerais sobre a clonagem, e abordando as diferenças entre a clonagem reprodutiva e a clonagem terapêutica.
A ovelha Dolly representou uma grande revolução para o setor de clonagem, pois era a primeira vez que um mamífero era clonado. A clonagem reprodutiva se dá através da junção do núcleo de uma célula somática adulta ao citoplasma de um óvulo, fazendo com que a célula volte a ser totipotente, e implantando-a em um útero que servirá de barriga de aluguel, dando origem a um novo ser .
Porém ha falhas na clonagem reprodutiva , na maior parte das vezes os embriões não evoluem, sendo necessárias diversas tentativas para obter um único embrião que vingue. Fora isso, a maioria dos clones de animais apresentaram um envelhecimento precoce, tendo doenças de idosos ainda na fase considerada jovem.
O Texto também fala que naclonagem reprodutiva não há seleção da célula que será usada para produzir um novo ser, esse processo acontece naturalmente em nosso corpo através da meiose. Essa falha de seleção pode ocasionar possíveis doenças genéticas.
Outro problema seria a impossibilidade de saber, através de um exame pré-natal, se os clones possuem mutações genéticas, para que seja realizado um aborto, poupando assim seu sofrimento. Pois algumas mutações só podem ser conhecidas a partir do nascimento.
Já na clonagem terapêutica, em vez de colocar as células totipotentes no útero, é feito com que elas apenas se multipliquem em laboratório para formar o tecido de um novo órgão, sendo usadas assim para reintegrar uma medula fraturada ou regenerar o tecido de um coração pós infarto.
Desta forma a clonagem terapêutica é mais aceita e mais ética, por não dar vida á um novo ser para fins experimentais.
As questões éticas estão muito presentes no setor da clonagem. Na clonagem reprodutiva as questões levantadas são [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Resumo sobre clonagem humana. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Clonagem-Humana/382834.html

MLA

"Resumo sobre clonagem humana" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Clonagem-Humana/382834.html>.

MLA 7

"Resumo sobre clonagem humana." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Clonagem-Humana/382834.html>.

CHICAGO

"Resumo sobre clonagem humana." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Clonagem-Humana/382834.html.