Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões:

1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?
Resposta: O crescimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar duma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar. A forma mais conhecida e tradicional de se medir o crescimento econômico de um país, é medir o crescimento doPIB. Quando se pretende fazer comparações internacionais, o método mais eficaz é o método da paridade do poder de compra. Outros métodos que utilizam a taxa de câmbio geralmente sofrem enviesamentos devido à especulação do mercado cambial ou políticas cambiais. Além disso, a taxa de câmbio não têm em conta os produtos não transaccionaveis internacionalmente, como os serviços (barbeiro, alimentação,hotéis, saúde, etc.)
2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?

Resposta: A inflação aumentou, o crescimento econômico desacelerou e, em alguns países, o desemprego se tornou persistentemente alto. As causas desses fatos são complexas e apontam para uma conclusão inevitável: os problemas de longo prazo da inflação, do lento crescimento e do desempregopersistente e os problemas de curto prazo da depressão e das oscilações econômicas se sobrepõem, e o exame conjunto desses dois tipos de problemas é mais útil do que o estudo isolado de cada um deles. Assim, apesar de a macroeconomia ter renascido durante a Grande Depressão, ela acabou retornando à sua tradição antiga. Hoje em dia, a macroeconomia é uma área que estuda o crescimento econômico e ainflação no longo prazo, bem como as flutuações dos negócios e o desemprego no curto prazo.
4. Sintetize os objetivos de Política Econômica.

Resposta: São as seguintes as metas de política macroeconômica:

• Alto nível de emprego: Pode-se dizer que a questão do desemprego, a partir dos anos 30, permitiu um aprofundamento da análise macroeconômica.

• Estabilidade de preços: A inflaçãoacarreta distorções, principalmente sobre a distribuição da renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.

• Distribuição de renda socialmente justa: Isso seria um fator importante para a
Convivência com má distribuição de renda.

• Crescimento econômico: O crescimento econômico é a expansão das possibilidades de produção da economia. Ele pode ser visto comoum deslocamento para fora da fronteira de possibilidades de produção (FPP).











5. Resuma os instrumentos de política econômica.

Resposta: Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial e comercial, e de rendas.

Política Fiscal: Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos.Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado. A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elementos dademanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto.

Política Monetária: Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da politica econômica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a política monetária como sendo o controle do sistema bancário exercido por umgoverno na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento (registro do todas as transações de caráter econômico financeiros realizado por residentes de um país com os residentes dos demais países) adverso, para obter o pleno emprego.

Políticas Cambiais e Comerciais: Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos...
tracking img