Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOTECNOLOGIA: CLONAGEM

RESUMO
Este trabalho apresenta uma explanação sobre como a tecnologia da clonagem vem sendo desenvolvida e utilizada atualmente, bem como os efeitos de tal técnica na sociedade, uma vez que se trata de um tema bastante polêmico que envolve, além da ciência, questões éticas e morais.
Palavras-chave: Biotecnologia. Clonagem. Ética.

1. INTRODUÇÃO

Sendo aclonagem um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade, principalmente por estar relacionado tanto com a ciência quanto com a tecnologia e com a medicina, o presente trabalho abordará as técnicas de clonagens artificiais que vem sendo utilizadas atualmente em animais e vegetais.
Vale ressaltar que, assim como toda técnica, esta apresenta pontos positivos e negativos, que serão tambémabordados neste trabalho.
Outro ponto que merece destaque é a ética envolvida por trás de tais métodos de clonagem, uma vez que a criação de seres geneticamente idênticos pode até ferir a Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos, além de enfrentar a barreira religiosa.

2. CLONAGEM

Clones (do grego klon significa ”broto”) são organismos cujo material genético é idêntico.Dessa forma, clonagem é um processo, natural ou artificial, em que são produzidas cópias fieis de outro indivíduo.
A clonagem ocorre naturalmente na natureza através da reprodução assexuada realizada tanto por vegetais quanto por animais, em que se enquadram a bipartição, o brotamento, a partenogênese, a esporulação, entre outros. A formação de gêmeos idênticos, ou univitelinos, é outro exemplode clonagem natural, uma vez que, embora haja reprodução sexuada na formação do zigoto, os descendentes têm origem a partir do processo assexuado de divisão celular.
Com o desenvolvimento da ciência surgiram vários métodos artificiais de reprodução para a criação de organismos geneticamente iguais, como por exemplo, a substituição dos gametas por células somáticas, e a clonagem de um animal apartir de um óvulo não fecundado.

3.1. Clonagem Vegetal

A clonagem vegetal não é algo recente, já era muito utilizada na agronomia por meio de estacas, um exemplo é a cultura de bananeiras, onde é cortado uma parte do tronco e replantado em um canteiro, surgindo assim um broto do mesmo espécime da bananeira inicial. A clonagem é feita mais comumente de forma natural, embora também haja apossibilidade de fazê-la de forma induzida.
A clonagem induzida em vegetais é uma técnica de engenharia genética, sendo muito utilizada com o objetivo não só de aumentar a produção e a qualidade dos vegetais destinados ao comércio (ao clonar plantas já modificadas anteriormente, sendo assim mais resistentes a pragas e doenças), mas também para uniformizar a colheita, pois todas as plantas irãopossuir a mesma cor, sabor e período de maturação. Ela é realizada através do plantio e criação de enxertos, e da implantação de brotos de plantas selecionadas nos caules de outros vegetais.
Alguns dos métodos da clonagem induzida são:
* Estaquia: retira-se uma parte da planta original (pré-selecionada), podendo ser um ramo, uma folha ou a raiz, e este é plantado em um meio favorável aocrescimento da planta. Este método reduz os riscos de incompatibilidade, mas não produz muito.
* Enxertia: utilizada apenas em plantas de mesma espécie. Implanta-se uma gema da planta original no caule de uma planta adulta e resistente. Este método pode não dar certo se houver incompatibilidade das plantas, mas melhora a resistência da planta formada.
* Alorquia: processo mais simples, é muitoparecido com o método de estaquia, mas ao invés de retirar a parte da planta, é amarrado um saco com terra ao redor de um ramo, assim irá formar raízes para ser plantada e gerar uma nova planta. Causa menos impactos ambientais, mas do mesmo modo da estaquia, não produz muito.
* Mergulhia: enterra-se um ramo da planta no solo, assim surgem as raízes para que a nova planta seja plantada. Neste...
tracking img