Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Clonagem
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde viveme muito vulneráveis às suas modificações.
Podemos defini-lá como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam  órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas.
Um clone podeser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original.

Histórico
Para biólogo britânico J.B.S. Haldane, é dado o crédito por ter inventado a palavra "clone" durante um discurso em 1963. Em 1966, os cientistas Marshall Niremberg, Heinrich Mathaei e Severo Ochoa desvendaram o código genético humano,permitindo estudos sobre engenharia genética. O primeiro gene foi isolado em 1969 e as primeiras moléculas de ADN recombinante, uma combinação do DNA com dois organismos diferentes, foram criadas em 1972. Em 1977, um biólogo alemão criou ratos com um único pai. Em 1979, Karl Illmensee alegou ter clonado com sucesso três ratos. O método de transferência nuclear foi criado entre 1983 e 1984, quando ocientista dinamarquês Steen Willadsen clonou uma ovelha através das células de um embrião, que foi considerada a primeira verdadeira clonagem de um mamífero usando transferência nuclear. Em 1986, descobriu-se que a clonagem poderia ser feita usando-se o núcleo de uma célula adulta, e não apenas as células do embrião. Isso levou Ian Wilmuts a infame clonagem da ovelha "Dolly" em 1997. Dolly foi oprimeiro animal clonado a partir de células adultas. Seguiu-se a muito debate sobre o valor médico e ético da clonagem, o Presidente Clinton promulgou uma moratória de cinco anos em pesquisas de clonagem humana até que a Comitê Bioético Nacional pudesse rever as questões envolvidas. Desde então, muitos animais foram clonados, e o processo de clonagem foi refinado e melhorado. Em 2002, o Comitê BioéticoNacional divulgou um relatório afirmando o seguinte: Em primeiro lugar, que a clonagem para produzir crianças é antiética e deve ser ilegal. Segundo, que a clonagem de seres humanos para pesquisa deve ser estritamente regulamentada pelo governo federal ou banida inteiramente. Terceiro, que se proceda a uma revisão federal dos projetos atuais e projetados sobre clonagem de seres humanos, com oobjetivo de criar algumas condições éticas e científicas e diretrizes para o campo da clonagem.

Tipos de Clonagem
Clonagem Natural
A clonagem não é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares . A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu enos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio super genético.

Clonagem Induzida
A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual éretirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de...