Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Clonagem e os tipos de Clonagem
O que é a clonagem?
A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos ou populações provenientes de multiplicação vegetativa ou assexual do mesmoindivíduo. Os clones assexualmente produzidos são geneticamente iguais ao seu único progenitor. Os cientistas sempre tentaram desenvolver técnicas de laboratório que permitissem clonar organismos. O seuprimeiro objectivo não foi produzir organismos idênticos com características genéticas específicas mas responder a uma questão biológica básica. A clonagem pode ser: humana, animal e vegetal. Os seusobjectivos podem ser para fins terapêuticos, ou, para criar seres iguais aos seus progenitores.

Clonagem Humana:

Clonar significa produzir uma cópia geneticamente idêntica de um indivíduo. O objectivoda investigação da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebés para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigação tem como objectivo obter células estaminais paracurar doenças. Tem-se falado muito de clonagem humana, na realidade, a maioria dos cientistas não está interessada em produzir clones humanos. O que os cientistas pretendem é produzir células humanasclonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças. A clonagem é uma maneira diferente de utilizar células estaminais para curar uma doença. Afinal, um embrião clonado é uma cópia genéticade alguém que está vivo e deu o seu consentimento. Todos temos o direito de decidir o que fazer com o nosso próprio ADN.

Clonagem Animal:

A clonagem animal pode ser realizada a partir decélulas embrionárias ou células não reprodutivas. A duplicação de embriões é a maneira mais simples de clonagem (esta clonagem denomina-se também clonagem de tecidos embrionários) e é bastante utilizada napecuária. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo património genético. No entanto, a identidade genética não implica identidade na aparência física...
tracking img