Aspectos negativos da clonagem humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTO NEGATIVO DA CLONAGEM HUMANA NO ÂMBITO SOCIAL E JURÍDICO

PAIVA, Claudilene Miranda de; TOSCANO, Vitor da Silva
BACHARELADO EM DIREITO – 1NC
(trabacademico.cmvt@gmail.com)


RESUMO:

Palavras-chaves: Clonagem. Ética. Direito. Religião


INTRODUÇÃO

Por se tratar de um tema amplo, o termo clonagem, aborda várias questões e diversas formas de entendimento. Existem dois tipos declonagem. A terapêutica, que produz células-tronco e órgãos para o tratamento de doenças e transplantes e a clonagem reprodutiva que “é entendida como replicação de um ou mais indivíduos somaticamente idênticos ao doador” (BENEDICTO, 2007, p. 550). Neste trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, nos deteremos apenas à clonagem reprodutiva humana, por ser uma técnica que traz um alto teorde argumentos discutíveis no âmbito jurídico, social e religioso, mostrando as implicações entre direitos e garantias fundamentais do homem, como também, a liberdade da ciência.

OBJETIVOS
Geral
O objetivo geral desse projeto é analisar o impacto que a clonagem reprodutiva humana traria para a sociedade. Expor as implicações jurídicas, morais e religiosas e trazer uma problemática desse temacom fatos passados e interligados, como por exemplo, a reprodução da ovelha Dolly, em 1996, que traz a euforia da clonagem reprodutiva no âmbito da ciência e seu olhar diante da sociedade.
Específicos
• Demonstrar as consequências biológicas e morais originadas nesse tipo de método;
• Avaliar a visão religiosa cristã e seus principais preceitos perante o ato;
• Identificar a posição jurídicadiante dos Direitos Fundamentais de cada indivíduo;
• Procurar entender o avanço da ciência e o tradicionalismo da sociedade.

1. Clonagem e sociedade

Estudiosos em clonagem humana acreditam que logo se ouvirá a notícia do primeiro clone humano. Porém, é importante verificar as implicações que este feito pode causar a sociedade. Sabemos que a sociedade é regida por preceitos éticos, morais ereligiosos. Portanto, parte da sociedade, entende que a clonagem humana é puramente uma comercialização de seres humanos, explorando assim, diversas experiências que apresentam riscos para a vida da pessoa que vai conceber, como também, para o indivíduo que irá nascer através dessa técnica. Pois sabemos que este procedimento quebra o sistema natural de reprodução humana. Transformando o sentido daprocriação, da maternidade e da paternidade, como também, vínculos geracionais.


O Presidente George Bush, dos EUA, declarou sabiamente: "A vida é uma criação, não uma mercadoria. Nossos filhos são presentes que precisamos amar e III) entre outros aspectos. Assim, com base na Constituição, a ciência tem sua livre expressão de atividades, independentemente de censura ou licença,proteger, nãoprodutos que devemos projetar e fabricar. Permitir a clonagem seria dar um importante passo para nos transformarmos numa sociedade em que seres humanos são desenvolvidos para a obtenção de órgãos como peças sobressalentes, e crianças são projetadas de acordo com as especificações dos clientes. Isso não é aceitável" (SEVERO, 2003 apud Cloning: A Necessary No, National Review, 6 de maio de 2002, p.15).


A inserção de questões polêmicas, como a clonagem humana, em nosso cotidiano, afirma ou reafirma princípios e valores intangíveis. São inúmeros e diferentes, os atores envolvidos nesse processo. Isto porque, tal assunto, tem em sua natureza, como todas as questões que envolvem a ética, a universalidade do seu enfoque, que geralmente é enriquecido por debates públicos, os quais envolvem,na maioria das vezes, todos os sujeitos de nossa sociedade. Esse tema, tem ainda em seu cerne, a diversidade dos contextos econômicos, sociais, históricos e culturais, bem como, das bases legais, políticas, filosóficas, religiosas, entre outras.
Assim, diante do surpreendente progresso nesse campo, a UNESCO (1997), em sua 29° sessão, afirmou como necessário, a abrangência e o alcance potencial...
tracking img