Resumo sobre adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adam Smith

Adam Smith (1723-1790) nasceu na Escócia onde viveu quase toda sua vida.
Smith se distingue de todos os economistas que o antecederam. Foi o primeiro a elaborar um modelo abstrato, completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e do funcionamento do sistema capitalista. Como também foi o primeiro a exercer influência no moderno pensamento econômico.

O ContextoHistórico das Ideias de Smith

Foi o início da Revolução Industrial e fim do Feudalismo e Mercantilismo, gerando grandes transformações na vida humana.
Entre 1700 e 1770, os mercados externos para produtos ingleses cresceram muito mais rapidamente do que os mercados internos ingleses.
Os preços baixos com a grande procura por inovações tecnológicas foram essenciais para essa Revolução.
AIndústria têxtil foi de suma importância. Devido a necessidades nessa área, muitas inovações tecnológicas foram surgindo.
A Indústria metalúrgica também teve papel importante na produção mecanizada. Devido à escassez de carvão vegetal, passou-se a utilizar a ulha, podendo-se, assim, produzir muitas máquinas de ferro para serem usadas em grande variedade de indústrias.
O desenvolvimento do motor avapor também foi essencial. As indústrias deixaram de ter que ser obrigatoriamente localizadas perto de vales, fazendo com que fossem levadas perto dos mercados e das matérias-primas, assim como da mão-de-obra.
Houve um grande crescimento impressionante das cidades.

As teorias de História e Sociologia, de Smith

Na teoria da historia trabalha-se a maneira pela qual os seres humanosproduziam e distribuíam as necessidades materiais da vida era o mais importante determinante das instituições sociais de qualquer sociedade, bem como das relações pessoais e de classe entre seus membros.
Para Smith, havia quatro estágios distintos de desenvolvimento econômico e social: a caça, o pastoreio, a agricultura e o comércio.
Havia uma “mão invisível” que regia todos os negócios, não sendonecessária assim nenhuma intervenção por qualquer parte para que determinados fins fossem atingidos. Dever-se-ia deixar as coisas fluírem.


A Teoria do Valor, de Smith

Smith elaborou a teoria de que para qualquer mercadoria ter valor, ela deveria ser produto do trabalho humano. Contudo, não conseguiu explicar em situações em que o valor do capital por trabalhador diferisse.
Também elaboroua teoria dos preços, que segundo ele eram formados por: salários, lucros e os aluguéis. Essa também sofreu duras críticas por tentar explicar preços com base em preços que também poderiam ser baseados em terceiros preços. Além disso, essa teoria levava a conclusões sobre o nível geral de todos os preços e não aos valores relativos de diferentes mercadorias.
Ele rejeitou a teoria do valor de uso,dizendo que quanto maior o valor de uso, menor o valor de troca e vice-versa.
Além disso, Smith afirmou que o valor da prata, variava de acordo com o valor do milho, necessários à subsistência. Também foi criticado perante essa afirmação.
Para ele, a medida de valor era a quantidade de trabalho que qualquer mercadoria poderia oferecer em uma troca. Entretanto o preço da prata podia variar,assim como os salários pagos, tornando essa escolha falha.



A Teoria do bem-estar Econômico, de Smith

Adam Smith preocupou-se em identificar as forças sociais e econômicas que mais promoviam o bem-estar humano.
Acreditava que a liberdade natural era uma força para esse bem-estar econômico. O Estado deve esforçar-se para finalidades adaptadas ao interesse da sociedade, deixando os homenslivres para buscar seus próprios interesses e concorrer com seu esforço e capital, ou seja, o livre jogo de mercados.
Para ele, o “sistema óbvio e simples da liberdade natural” maximizaria o bem-estar econômico.
A proposição mais famosa de sua tese é a de que “em um mercado livre os atos egoístas dos indivíduos são dirigidos, como que por uma “mão invisível”, para a maximização do bem-estar...
tracking img