Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI - ANHANGUERA EDUCACIONAL

ALANA VIEIRA LOPES
EDGARD GUEDES
GABRIELA LOUSADA
JÉSSICA GOMES
KEVELYN FERNANDES
LO AMI MELO
PEDRO HENRIQUE

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Breve Retrospecto

GUARULHOS
2012

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI – ANHANGUERA EDUCACIONAL

ALANA VIEIRA LOPES RA: 5299899395
EDGARD GUEDES RA: 5660120340
GABRIELA LOUSADARA: 5660121778
JÉSSICA GOMES RA: 5660120365
KEVELYN FERNANDES RA: 5660120386
LO AMI MELO RA: 5660120394
PEDRO HENRIQUE RA: 5817150146

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Breve Retrospecto

Trabalho de um resumo apresentado à faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de nota de Bacharel em Administração sob a orientação do(a) professor(a) Jorge Luiz.GUARULHOS
2012

ALANA VIEIRA LOPES
EDGARD GUEDES
GABRIELA LOUSADA
JÉSSICA GOMES
KEVELYN FERNANDES
LO AMI MELO
PEDRO HENRIQUE

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Breve Retrospecto

Trabalho de um resumo apresentado à faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de nota de Bacharel em Administração sob a orientação do(a) professor(a) Jorge Luiz.

Aprovada em 13 desetembro de 2012

BANCA EXAMINADORA

________________________________
Professor Jorge Luiz
Anhanguera Educacional LTDA
RESUMO
A ideia do trabalho tende a mostrar às grandes evoluções dentro de uma linha cronológica. Desde a Grécia falando de Aristóteles, Platão e Xenofonte, junto às ideias que levaram as diversas revoluções.
Os acontecimentos do século XVI englobando a revolução industrialas idéias de aprimoramento dos meios de produção se utilizando dos grandes nomes da história e suas contribuições para o desenvolvimento da economia junto à sociedade.
Palavras-chave: Economia; Teorias; Conceitos.

ABSTRACT
The idea of work tends to show the major developments within a timeline. Since Greece speaking of Aristotle, Plato and Xenophon, along with the ideas that led to thevarious revolutions.
The events of the sixteenth century the industrial revolution encompassing ideas for improvement of the means of production using the great names of history and its contributions to economic development in the society.
Keywords: Economy; Theories, Concepts.

SUMÁRIO
1. Introdução 7
2. Resumo 8
3. Questões 10
4. Considerações Finais 11
5.Referências Bibliográficas 12

INTRODUÇÃO
Apresentaremos conceitos econômicos e teorias como as de Adam Smith, que acreditava que não haveria necessidade da intervenção do estado tendo por sua função a proteção à sociedade; David Ricardo que ampliou os estudos de Adam Smith e atribuiu a teoria chamada Vantagens Comparativas para o comércio internacional; John Stuart Mill que ressaltou osbenefícios e funcionamentos da economia; Jean-Baptiste Say que aprimorou a ideia de Adam Smith alegando que a oferta cria sua própria procura sendo contestada apenas na metade do século XX; Thomas Malthus que tinha como objetivo limitar o crescimento da população; Alfred Marshall que procurou suprir as necessidades do consumidor; John Maynard Keynes que teve uma divergência com a lei de Say e oconceito de Adam Smith, e acreditava que era necessário a intervenção do Estado dentro da economia; Karl Malx que contrariava a exploração da mão de obra e valorizava o esforço do trabalho com o conceito da mais-valia.

RESUMO

A primeira referência econômica surgiu na Grécia Antiga nos trabalhos de Aristóteles, mas algumas considerações da mesma aparecem nos escritos de Platão e deXenofonte. Naquela época era difícil encontrar algo relacionado à Economia, um exemplo mais conhecido era a lei da Usura o que representava a moralidade a juros altos, ou seja, o que deveria ser um lucro justo.
Já no século XVI surgiu a primeira Escola Econômica: o mercantismo, a preocupação era a acumulação de riquezas de uma nação. A política do mercantilismo considerava que quanto maior fosse o...
tracking img