Agendamento da imprensa regional com o riograndense futebol clube e possíveis estratégias comunicacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agendamento da Imprensa Regional com o Riograndense Futebol Clube e possíveis estratégias comunicacionais

Jorge Francisco Puente Arnao Galarreta
Teorias das Relações Públicas – Elisangela Mortari

Resumo
Este presente artigo tem como objetivo mostrar o agendamento realizado pela imprensa regional com a entidade esportiva Riograndense Futebol Clube, a partir de acompanhamento de notícias eentrevistas diretas com os jornais locais, além de mostrar possíveis estratégias comunicacionais que deveriam ser implantadas para melhor eficiência na comunicação entre a organização e o público, tarefa que deve ser realizada pela Assesorria de Comunicação, a qual é realizada pela Assessoria de Imprensa e Marketing do clube.

Palavras-chave: Agendamento, Futebol, Assessoria de Comunicação,Imprensa.


Introdução
O estudo dos meios de comunicação em relação a sociedade, têm uma grande influência nas organizações, é por este meio que se cria também a opinião pública, com acontecimentos que são pautados pela mídia (agendamento) em algum momento, ou a própria sociedade implanta na mídia (contra-agendamento). Nas entidades esportivas, uma boa comunicação leva o clube a arrecadar maissócios, mais incentivo financeiro e consequentemente a maiores conquistas, porém uma má comunicação leva a entidade esportiva a crises que, algumas vezes, podem ser irremediáveis. Não é a toa que as organizações hoje em dia estão preocupadas com o campo jornalístico, e investem cada vez mais neste ramo. As notícias pautadas pelas mídias em geral fazem parte do agendamento. O agendamento é todo temaque a mídia implanta sobre a sociedade, apesar de que esta diga ser imparcial, sabe-se das grandes consequencias que podem ter as reportagens apresentadas pela imprensa, visto que, ela é uma formadora de opinião.
Na atualidade, é preciso estar na mídia, mas de uma maneira organizada. Segundo Conrado, as instituições têm de envolver-se com a mídia para atingir aos seus públicos, e isto passa aser uma necessidade comercial.
“A empresa ou indústria que deixa de comunicar sua posição, ou de reagir a questões na mídia, pode obter para si consequencias muito negativas, inclusive um desastre financeiro.” (CONRADO, 1994, p.150)
Neste artigo, utilizamos como exemplo a influência da Imprensa Regional (Diário de Santa Maria e Jornal A Razão) dentro de uma organização esportiva, utiliza-se comoexemplo o Riograndense Futebol Clube, o clube mais antigo de Santa Maria – RS. Utilizou-se como exemplo o Diário de Santa Maria e o Jornal A Razão por serem os principais jornais regionais, da mesma forma utilizou-se como exemplo de organização esportiva o Riograndense por ser o único clube a ter uma Assessoria de Imprensa.
Utilizou-se do monitoramento das mídias para controle e avaliação doque estava sendo publicado sobre a entidade esportiva, e estudos sobre outros livros em relação a Teoria do Agendamento, Assessoria de Imprensa e Comunicação com a Mídia. Também está presente a participação da Editora de Esportes do Diário de Santa Maria Thaise Moreira, que me concedeu uma entrevista exclusiva para a complementação do artigo.
Apresentam-se as estratégias comunicacionais de umaorganização (Desde a comunicação Interna até a Comunicação com a Imprensa) para que haja um entendimento da complexidade e da importãncia de estratégias bem elaboradas dentro da empresa.
Finalmente, coloca-se algumas estratégias comunicacionais específicas que podem ser seguidas pelo clube esportivo a fim de instituir uma padronização comunicacional na disserminação da notícia e aprimorar arelação entre o clube, a mídia, e consequentemente, a sociedade.

RIOGRANDENSE FUTEBOL CLUBE

Em 7 de maio de 1912 surgia o Riograndense Futebol Clube (RFC), um dos mais tradicionais times de Santa Maria. Seu nascimento se dá em uma época em que a cidade vivia um grande crescimento e desenvolvimento econômico, gerado pelo apogeu da Viação Férrea em Santa Maria.
O clube, conhecido como...
tracking img