Resumo psicologia seminario i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A construção do capitalismo é marcada por crises e suas próprias formas de renovação. A partir da crise de 1870, foi construído um capitalismo oligopolista e monopolista. Essa transição fora marcada pelas instancias reguladoras de preços e mercados (cartéis e trustes).
No século XIX houve a organização dos trabalhadores que, assim, começaram a oferecer resistência a exploração.Lembrando que também neste século ocorreu o iluminismo, o século da razão e da luz.
Assim, neste conjunto de fatores sociais e econômicos que houve o favorecimento de estudos científicos de gerenciamento de trabalho. A partir daí surge a administração científica de Taylor e Fayol.

Taylor – Administração Científica
Taylor teve grande influencia na Psicologia Organizacional. Ele iniciou suacarreira como operário e 6 anos depois já exercia o cargo de chefia. Isso aconteceu por causa de seus métodos e experimentos onde exerceu as mais diversas funções na empresa e pode perceber as necessidades de cada uma delas.
Esses métodos trouxeram melhorias nas condições de rendimento do trabalho, aumentando a produtividade.
No livro Princípios da Administração Científica, Taylor definecomo objetivo principal dos sistemas em Administração, assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado, altos salários e baixo custo de produção.
Para Taylor o trabalhador procura sempre fazer menos do que pode e quando demonstra interesse em produzir é perseguido. Eliminação da cera fundamental para reduzir o custo de produção denominava “vadiagem”.
Os gerentes devem reunir todosos conhecimentos tradicionais antes dos trabalhadores, classificá-los, reduzi-los a normas, leis ou fórmulas.
Uns pagos para pensar e outros para executar. Ao executar, o trabalhador deve ser poupado de pensar para que possa repetir os movimentos com rapidez e exatidão.
Dessa forma, Taylor propõe a substituição dos métodos tradicionais pelos científicos, através do método dos tempos emovimentos para eliminar movimentos desnecessários e substituindo os movimentos lentos e ineficientes por rápidos.



Jules Henry Fayol
Um engenheiro francês,fundador da Teoria Clássica da Administração ,que igualmente a Taylor tinha como preocupação a eficiência,na verdade ele pega essa idéia de Taylor e intensifica. Ele desenvolve sua teoria baseado na sua visão de :
Prever - visualizar ofuturo e traçar o programa de ação
Organizar- constituir o duplo organismo material e social da empresa
Comandar- dirigir e orientar a organização
Coordenar- unir e harmonizar os atos e esforços coletivos
Controlar- verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas
A partir daí eles partem para caminhos diferentes,enquanto Taylor se preocupava em estudar o planejamento daexecução das tarefas, Fayol parte para uma visão macroscópica da organização preocupando-se com as funções de gerenciamento.
Surgem algumas características dos seus princípios administrativos: O trabalhador passou a ser tratado como um dos fatores de produção,também se baseava (assim como Taylor) no máximo de aproveitamento de tempo,buscava as condições físicas necessárias do trabalhador paratornar o esforço fisiológico suportável...Com isso o parcelamento das tarefas foi se intensificando cada vez mais e foram surgindo várias duvidas do tipo:Como adaptar os indivíduos às tarefas parceladas e organizadas? Como disciplinar cada operário para garantir a execução coletiva do trabalho? Que sistema de recompensa é adequadas?
Questões como essa começaram a surgir no meio desse processo e parasolucioná-las vem a psicologia,que através dos seus métodos,desenvolve medidas para esclarecer todas essas questões e aplicá-las dentro da organização.
Taylor e Fayol
Para Hopenhayn (autor citado no texto), as contribuições de Taylor e Fayol; a forma radical com que aplicaram seus princípios administrativos conduziram a coisificação do trabalho e do trabalhador, pois o trabalhador passou a...
tracking img