Resumo personalizado the corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme The Corporation explora a origem e o comportamento das organizações, e também predispõe-se a alertar quanto aos desvios éticos que estas acabam cometendo no decorrer do processo deexpansão e evolução impensadas.
No princípio, as corporações eram caracterizadas pelos seus donos, tanto administrativamente como referencialmente, ou seja, assumiam a persnolidade do proprietário e/oufundador. Estes eram responsabilizados por qualquer desvio cometido em suas atividades. No entanto, ao fim do século XIX, as organizações tiraram vantagem da 14ª Emenda da Constituição Americana,possibilitando assim que as organizações passassem então a existir como pessoas jurídicas, em outras palavras, Organizações são consideradas como pessoas perante a lei. Podem comprar, vender,alugar, incorporar patrimônio e tantas outras ações que as pessoas físicas realizam normalmente. Porém não têm corpo físico definido ou consciência e, por tanto, não têm possibilidade de sentir culpapelos seus erros.
Sua principal razão de existência é a obtenção de lucro – por meio de prestação de serviços, ou oferta de produto no mercado consumidor – , mesmo que isso seja contrário ao bemestar de um indivíduo, uma comunidade ou em um macro aspecto de toda uma coletividade. Legalmente há mecanismos que sustentam esse princípio e que, mesmo que essas organizações de proporçõescolossais sejam contestadas, ao ponto de perderem ações judiciais, as indenizações pagas são tidas apenas como custos adicionais que podem ser arcados, devido ao seu alto poder de lucro. O filme nos passasegurança em seu papel de alertar sobre os diversos atos malévolos e cruéis e também ressaltar as atrocidades cometidas em favor de altos lucros, mas por outro lado, deixa a desejar quanto àapresentação de soluções para este problema. Chega-se a ter a impressão de uma mensagem de derrota, em que o capitalismo já venceu a guerra e que as Organizações exploradoras do ser humano estão para...
tracking img