Publicidade e propaganda na contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA CONTEMPORANEIDADE
As mudanças na atividade e o papel das novas mídias[1]

Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2012.

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos clássicos do que é publicidade e as ferramentas utilizadas nesse modelo. Posteriormente, serão apontadas as transformações ocorridas no setor, as novas mídias utilizadaspara um mercado em constante mudança e com clientes ávidos por inovações, as mudanças geradas no mix de serviços ofertados pelas agências contemporâneas e como essas mudanças foram afetadas pelo surgimento de novas maneiras de divulgação. Através de uma pesquisa bibliográfica, foram fundamentados os conceitos apresentados e, confrontando essas informações, pode-se definir a publicidade nacontemporaneidade, apresentando suas características no mercado atual.

PALAVRA-CHAVE:
Publicidade; Novas Mídias; Contemporaneidade.

ABSTRACT:
This article aims to present the classical concepts of what is advertising and the tools used in this model. Were pointed the changes in the industry, new media used to a changing market with customers eager for innovations, generated changes in the mix ofservices offered by agencies contemporary and how these changes are affected by the emergence of new ways of disclosure. Through a literature search, were founded the concepts presented, comparing this information, you can set in contemporary advertising, with its characteristics in the current market.


KEY WORDS:
Advertising; New Media; Contemporary.


1 INTRODUÇÃO
Os conceitos dePublicidade e Propaganda são frequentemente confundidos e usados sem distinção alguma, desde o ínicio da atividade reconhecida como tal. Para esse trabalho, adotaremos a seguinte conceituação: “Embora usados como sinônimos, os vocábulos publicidade e propaganda não significam rigorosamente a mesma coisa. Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa oato de vulgarizar, tornar público um fato, uma ideia. Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias.” 1

Para apresentar um quadro a respeito da Publicidade e Propaganda em sua conceituação clássica e as formas com a qual se praticou a atividade durante algumas décadas, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa forneceu suporte aos conhecimentos sobre o assunto.

“Apesquisa bibliográfica levanta o conhecimento disponível na área, possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o seu problema objeto de investigação.” MALHEIROS (2010) 2

A partir dessa conceituação clássica objetiva-se construir e desenvolver o conceito de Publicidade e Propaganda na contemporaneidade,ressaltando o papel das novas mídias na atualidade.
____________________
1 Disponível em http://www.sinprorp.org.br/clipping/2003/424.htm Acesso em outubro, 2012.

2 Disponível em http://www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/Pesquisa_na_Graduacao.pdf Acesso em outubro, 2012.

[2] Professor orientador, docente do Curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas,do Centro Universitário Newton Paiva, mavelaralves@uol.com.br.
2 ASCENSÃO DA PUBLICIDADE

Com o desenvolvimento do capitalismo, o mundo ganhou novos impulsos com o surgimento de novas tecnologias, novos setores industriais e novas fontes de energia, o que gerou evolução, basicamente, em todos os setores da sociedade. Nasceram desejos e necessidades até então não conhecidos pelo homem, surgindoassim, uma nova sociedade. Os meios de comunicação passaram a ocupar um papel importantíssimo nas estruturas sociais. Eles são, praticamente, os principais responsáveis pela comunicação e informação que se recebe.

Com o desenvolvimento tecnológico mais recente, surgem as mídias digitais, e com elas, uma série de dispositivos móveis, tais como: aparelhos telefônicos celulares, notbooks, tablets...
tracking img