Resumo pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica: FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Resumo:
Segundo o autor, o livro em questão aborda acerca da formação do docente enquanto prática educatico-progressiva em favor da autonomia dos educandos, onde formar é muito mais do que simplesmente treinar o educando para desenvolver suas habilidades.Enquanto docente este deve exercer sua função com responsabilidade, onde cita que ele não possui nenhum interesse de ser um observador imparcial, pois mesmo diante de seu ponto de vista a ética não deve ser abandonada, caso contrário estaria cometendo um erro.
A prática educativa enquanto prática formadora deve necessariamente estar permeada pela ética universal do ser humano, indispensável àconvivência humana, distante do interesse pelo lucro, da exploração, da promessa pelo que não se pode cumprir, ou seja, uma ética inseparável da prática educativa seja ela direcionada a crianças, jovens ou adultos.
Nesse sentido o preparo científico do professor deve coincidir com sua retidão ética, de forma que os educandos possam perceber o respeito e a lealdade com que um professor analisa ecritica a postura do outro, pois o ser humano está interligado com o mundo e com o outro, dessa forma quando reconhece o outro como um “não-eu” está se reconhecendo, logo, sua presença no mundo está relacionada como uma vivência que transforma, que valora, que decide, que instaura a necessidade constante da ética, onde sua transgressão torna-se um desvalor, mas tudo isso sem cair num moralismohipócrita.
Ao finalizar suas “Primeiras Palavras”, Paulo Freire orienta aos leitores sobre a ideologia neoliberal que embute o determinismo, ou seja, ele nos alerta que não devemos negar a nossa carga genética, cultural e social, muito mais do que isso, devemos reconhecer que somos seres condicionados e não determinados.
Dessa forma, tal ideologia pretende nos fazer acreditar naquilo que é “natural” eque nada podemos contra, onde a prática educativa deve adaptar o educando a essa realidade que não pode ser mudada. Ao contrário, é preciso reconhecer que a História é tempo de possibilidades e não de determinismos.
No primeiro capitulo Paulo Freire considera que aquele que ensina e aquele que aprende estão em constante processo de aprendizagem, onde a relação formador-objeto deve ir além dosimples transmitir e receber informações, caso contrário, no futuro teremos o falso sujeito da “formação” diante do objeto do ato formador. É preciso trabalhar maneiras, métodos, caminhos de ensinar para que o processo ensinar/aprender esteja de acordo com a decência e a seriedade. Nesse processo é necessário adotar uma postura crítica, em que capacidade de arriscar ultrapassa a passividade e superaos efeitos negativos do falso ensinar.
O ensino não existe sem a pesquisa e vise – versa, pois o educador ao ensinar continua a sua busca, torna uma reprocura, como se buscasse o novo. O respeito aos saberes do educando também é essencial ao professor. O educando não é um depósito a espera da informação, ele traz consigo um conhecimento adquirido ao longo de sua vida.
O ensinar exige acriticidade, o que nos leva a ter curiosidade como inquietação indagadora. Como também exige a estética e a ética. A ética principalmente, como algo fomentando em qualquer profissão, para o educador e seu ofício não é diferente.
Dentro da ética o educador deve dar e ser exemplo daquilo que faz e fala. De que adianta pregar a criticidade, o ensino a busca pela pesquisa se o docente em seu papel não o faz.Com isso a abertura ao risco do novo, a aceitação e rejeição desprovida de qualquer forma de discriminação.
O educar então pede que e exige que o educador tenha um pensar sobre sua prática, pois em tudo há momentos que é necessário modificar, readaptar, fazer diferente, pois o ensinar não é uma fórmula perfeita que sempre se chega ao resultado por uma única via.
Concluindo então essa primeira...
tracking img