Resumo pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia da autonomia

Capitulo 1
Não há docência sem discência

O foco central desta obra é pontuar os saberes indispensáveis à pratica docente. Saberes são demandados pela prática educativa em si mesma, qualquer que seja a opção política e ideológica do educador.
A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virandoblábláblá e a prática, ativismo.
Um dos saberes indispensáveis é compreender que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua construção. O educando não é objeto de manipulação do educador, e sim todos envolvidos no processo da educação são sujeitos do ato formador. Pois quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar inexiste sem aprender evice-versa, e foi aprendendo socialmente que educadores descobriram que era possível e preciso trabalhar métodos de ensinar para estimular o extinto humano da curiosidade não facilmente satisfeita, de aprender, descobrir e ir além de seus condicionantes.

1.1- Ensinar exige rigorosidade metódica
O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar acapacidade critica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma das suas tarefas é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica que eles devem ter ao se “aproximar” dos conteúdos. Os educandos devem pressupor que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, educandos, serem simplesmente transferidos. Devem ser conscientes que vãose transformando em sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador igualmente sujeito do processo. Portanto o papel do educador também é ensinar a pensar certo.
É impossível ser um professor crítico se, mecanicamente memorizador, é muito mais um repetidor de frases e de idéias inertes do que um desafiador. Não percebe, quando realmente existe, nenhuma relação entreo que leu e o que vem ocorrendo no seu entorno. Isso é pensar errado. Só, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pensa errado, é quem pode ensinar a pensar certo.

1.2- Ensinar exige pesquisa
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar,constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito a curiosidade ingênua, quanto o respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando. Implica o compromisso da educadora com a consciência crítica do educando cuja "promoção" da ingenuidadenão se faz automaticamente.

1.3- Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos
Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor e a escola, o dever de respeitar os saberes com que os educandos chegam a ela.
Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos? Porque não discutir asimplicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida neste descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada que ver com isso. A escola não é partido. Ela tem que ensinar os conteúdos, transferí-los aos alunos. Aprendidos, estes operam por si mesmos.

1.4- Ensinar exige criticidadeNão há diferença ou ruptura entre a ingenuidade e a criticidade, mas sim uma superação que se da na medida em que a curiosidade ingênua se criticiza. Na verdade, a curiosidade ingênua que, "desarmada", esta associada ao saber do senso comum, é a mesma que, criticizando-se, se torna curiosidade epistemológica. Muda de qualidade, mas não de essência. A curiosidade humana vem sendo histórica e...
tracking img