Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

I – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
HAUY, Amini Boainain. História da Língua Portuguesa I: Séculos XII, XIII e XIV. São Paulo: Ática, 1989. 119 p.

II – CREDENCIAIS DA AUTORA
Naturalde Ribeirão Preto, Amini Boainain Hauy fez curso superior na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nessa mesma Universidade cursou a Pós-Graduação, apresentoumonografia de Mestrado e defendeu tese de Doutorado, obtendo os títulos de Mestra e de Doutora em Filosofia e Língua Portuguesa. Nos seus trinta e cinco anos de magistério oficial e particular,ministrou cursos de expansão cultural, de atualização, de aperfeiçoamento e de especialização. Participou de bancas de concurso, de seminários e congressos e proferiu inúmeras palestras.


III – RESUMOA obra é uma abordagem sobre a história da língua portuguesa. O livro trata especificamente do surgimento da língua portuguesa no século XII até o século XIV, fazendo um estudohistórico-lingüístico da língua como veículo de literatura.
Primeiro, faz-se uma abordagem histórica, apresentando-se detalhadamente o lugar em que surgiu, como surgiu, os povos que contribuíram para suaformação, a situação sócio-política da época e como se deu a periodização. Depois, faz-se uma abordagem gramatical, apresentando as características gramaticais, os primeiros escritos da língua eanalisando-os levando-se em consideração que “a ortografia arcaica era essencialmente fonética”, ou seja, escrevia-se de acordo com o que era ouvido.
E depois do último capítulo, a autora apresentatextos arcaicos analisados detalhadamente.


IV – MÉRITO DA OBRA
Trata-se de uma obra muito importante porque mostra de maneira imediata e sucinta como foi o nascimento da língua quefalamos. Além disso, através dela conhecemos a origem de termos informais ou mesmo diferentes das formas hoje consideradas corretas. Descobre-se a herança lingüística do português. Sendo assim, é...
tracking img