Resumo nr10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1203 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró-Técnico – Núcleo de Ensino Técnico
Instituto Educacional Coelhonetense
Pólo: São Domingos do Maranhão
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Ministrante: Dayse

Segurança em Instalações e Serviços
em Eletricidade: NR 10

São Domingos do Maranhão – MA
2012
Romário Moraes Sousa

Segurança em Instalações e Serviçosem Eletricidade: NR 10

Trabalho apresentado ao Instituto Educacional Coelhonetense do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, da disciplina Segurança em Instalações e Serviços DM Eletricidade NR10, tendo como requisito obtenção de nota.
Ministrante: Dayse

São Domingos do Maranhão – MA
2012
Segurança em Instalações e Serviços
em Eletricidade: NR 10

Éuma Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; (revisão da Norma de 1978 – Portaria 598 Oficializada em Diario Oficial – 08.12.04) "Em linhas gerais a NR10 prega a segurança do trabalhador, ou seja, qualquer empregado não deve correr riscos de choques elétricos, de queimaduras oude qualquer outro efeito que os serviços com eletricidade podem causar.
"As Normas Regulamentadoras - NR, são de observância obrigatória para todas as empresas e o seu não cumprimento acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente;

Quais as empresas e profissionais que podem trabalhar
com serviços de eletricidade?

O trabalho com instalaçõeselétricas acima de 50 Volts (AC), com possibilidade de energização por qualquer meio ou razão, trabalhos de comissionamento, testes ou manutenção elétrica só podem ser realizados por profissionais qualificados e autorizados (técnico ou engenheiro) devidamente registrado e estar regularizado perante seu conselho de classe o CREA. É obrigatório que todos os trabalhadores (engenheiros, técnicos eeletricistas) que executam serviços com eletricidade façam o curso “Segurança em instalações e serviços com eletricidade” com duração de 40 horas. O profissional com ocupação em “serviços com eletricidade” (eletricista pratico) só poderá trabalhar com autorização e supervisão de um profissional qualificado e habilitado (itens da Norma 10.4.1/10.4.6). Os segmentos com grande risco de provocar acidentes(materiais explosivos, radioativos, remédios) já possuem regulamentações severas. A NR-10 incluiu também a eletricidade.

Quem é responsável pelos serviços e materiais
elétricos de má qualidade?

Estão inclusos neste item todos os serviços com eletricidade, incluindo a contratação de empresas prestadoras de serviços, na área de projetos, instalações e manutenções. Podemos citar como os principaismateriais os cabos elétricos, eletrodutos, quadros elétricos, transformadores e luminárias. As responsabilidades pelo não cumprimento da “NR-10” são solidarias aos contratantes e contratados envolvidos. “O construtor, incorporador ou administrador de obras ou condomínios idôneo e responsável que negligenciar a contratação de serviços ou fornecedor de materiais elétricos acaba sempre tendo queresponder civil e criminalmente, pela má qualidade do produto final, ou em caso de acidentes u quaisquer prejuízos a outrem” (item da Norma 10.13,1). Devemos ter consciência que todos os profissionais desta cadeia são responsáveis por qualquer acidente que venha a ocorrer. Assim, toda contratação neste setor deve ser bem criteriosa: desde o projeto, a compra de equipamentos até a execução final dosserviços.

O que exige a Norma quanto aos locais de
serviço e equipamentos elétricos?

Os projetistas e arquitetos devem considerar espaço seguro o local que atenta às exigências quanto as dimensões e as influenciais externas (temperatura, umidade, inundações, poeira, substancias corrosivas, etc) e a localização correta dos quadros e dispositivos de manobras. Deve-se prever iluminação...
tracking img