Resumo - npc 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NPC 20 - Pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON nº 20 de 30/04/1999
Demonstração dos Fluxos de Caixa

O objetivo da DFC é evidenciar as variações ocorridasno disponível das empresas entre um determinado período de tempo. Observe que apesar do nome “fluxos de caixa”, farão parte dessa demonstração todas as contas do grupo do disponível, isto é, caixa,bancos e aplicações de liquidez imediata (como a caderneta de poupança, por exemplo). A Demonstração dos Fluxos de Caixa refletirá as transações de caixa oriundas das atividades operacionais, dasatividades de investimentos e das atividades de financiamentos.
Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, os fluxos de caixa decorrentes dasatividades operacionais geralmente derivam de transações e de outros eventos e condições que entram na apuração do resultado.
Atividades de investimentos são a aquisição ou alienação de ativos de longoprazo e outros investimentos não incluídos em equivalentes de caixa.
Atividades de financiamento são as atividades que resultam das alterações no tamanho e na composição do patrimônio líquido edos empréstimos da entidade.
Também, deverá ser apresentada uma conciliação entre o resultado e o fluxo de caixa líquido gerado pelas atividades operacionais visando fornecer informações sobre osefeitos líquidos das transações operacionais e de outros eventos que afetam o resultado. Uma demonstração dos fluxos de caixa tem como função principal a de propiciar informações relevantes sobre asmovimentações de entradas e saídas de caixa de uma entidade num determinado período ou exercício. As informações contidas numa demonstração dos fluxos de caixa, quando utilizadas com os dados einformações divulgados nas demonstrações contábeis, destinam-se a ajudar seus usuários a avaliar a geração de fluxos de caixa para o pagamento de obrigações e lucros e dividendos a seus acionistas ou...
tracking img