Resumo melanie klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Melanie Klein nasceu em Viena em 1882 e morreu em Londres em 1960, aos 78 anos de idade, era considerada uma das grandes contribuintes para a psicanálise contemporânea, por transmitir em suaspublicações sobre as fantasias e vivências de seus pacientes, tendo como ponto de partida o tratamento analítico, buscando sempre a verdade dos fatos.
Klein focalizou o seu estudo em crianças, desde osprimeiros anos de vida, acreditava que existia uma relação de vínculo intersubjetivo, sendo em primeiro lugar a relação objeto do bebê e sua mãe, buscando transparecer as características emocionais, assimprecocemente analisar o desenvolvimento psíquico e a personalidade da criança.
A partir disso, criou uma técnica própria de psicanálise com crianças, que era denominada por ela como a “técnica dojogo infantil”, sendo utilizada para ter acesso aos conflitos e fantasias de maneira mais direta e fácil do que a comunicação verbal, adotando um método semelhante ao de analise em adultos, poisacreditava que as crianças também são capazes de simbolizar e transferir sentimentos para o terapeuta.
Melanie utilizava como ponto de partida as propostas básicas de Freud, porém com algumas alterações nateoria, como por exemplo, as suas descobertas da existência do complexo de Édipo precoce, superego precoce, mecanismos de defesa primitivos, organizados em torno de uma angústia principal e uma relaçãode objeto. Além da existência de um ego inato no recém-nascido e a pulsão de morte inata presente desde o nascimento, fatos esses que não eram discutidos por Freud.
Outra hipótese que teve grandeimportância foi à descoberta da inveja primária, retomando a idéia de que a agressão se origina desde o começo da vida. Estudou os aspectos internos, porém sempre priorizando a situação atual dopaciente e focalizou as funções do ego.
Melanie Klein era extremamente arrojada e polêmica em suas teorias e possuía certa rivalidade com Anna Freud, motivos esses que contribuíram para que Freud nunca...
tracking img