Resumo acerca da teoria da personalidade de Melanie Klein

Páginas: 16 (3876 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Melanie Klein passa a analisar filhos de analistas e de conhecidos de analistas

Originalmente ia até a cada das clientes, começa a brincar e analisar o brinquedo como se fossem sonho.

Uma das primeiras pacientes que Klein atende é Rita – onde observou que seu jogo ia ficando cada vez mais violento, cada vez mais sádico, e Klein, fica um tanto quanto instigada com este sadismo do jogo, eobserva que o sadismo ia se repetindo no jogo de diversas crianças, então começa a pensar e publicar dizendo que talvez estava interpretando as fantasias sexuais mas começa a achar que o mais importante não é tanto cada uma das fantasias sexuais, mas a fantasia sádica presente.

Fica impactada com o que observa, começa não só interpretar a sexualidade mas a presença do sadismo no jogo da criança,observando as etapas oralidade, analidade, falicidade aparecia sempre em fantasias sádicas muito intensas.

Teoriza este achado procurando tomar a publicação de Freud, onde ele falava no instinto de morte, acha que o sadismo que aparecida no jogo das crianças poderia estar relacionado ao instinto de morte de Freud.

Acaba constituindo uma concepção de ser humano diferente de Freud, por queenquanto para Freud a questão originária era o desejo, a sexualidade, se tratava para Freud de poder alcançar a memória dos desejos sexuais incestuosos de que teriam sido reprimidos.

Melanie Klein começa a acreditar que o que é originário não é a sexualidade, começa a acreditar que o que é originário é a destrutividade.
1º Ponto fundamental do pensamento de Klein – Destrutividade.
Diz que o quemovimenta o aparelho psíquico é a pulsão de morte, a partir dela a sexualidade vai se constituir, invertendo a teoria de Freud.

Para Freud o bebe se dirigia ao corpo da mãe para experimentar o prazer que o contato que o corpo materno poderia oferecer.

Klein dizia que o bebê vai em direção ao corpo da mãe porque ele está invadido por pulsões destrutivas em decorrência de seu nascimento emque houve um rompimento da homeostase e ele precisa dar um destino a destrutividade e a esta pulsão que esta em si mesmo e ele vai em direção ao objeto, em direção ao seio a fim de poder miticar a destrutividade que está inerente a sua interioridade.

O motor para Klein não será o desejo, nem a sexualidade, mas a destrutividade.

Klein desenvolve uma teoria sobre a angústia humana diferente dade Freud.

Para Freud a angústia era relacionada ao fato de que o ser humano podia vir a sentir em uma determinada experiência um sinal que o remetia à ansiedade de castração ou seja a possibilidade de ser mutilado na área em que ele pudesse vir a ter prazer com o corpo do outro.

Klein faz uma outra teoria da angústia, para ela a angústia está relacionada ao fato de que o indivíduo estáinvadido da pulsão de morte.
2º A teoria sobre a angústia refere-se a pulsão de morte, decorrente dela da pulsão.
O indivíduo entra em angústia porque frente a intensidade da pulsão de morte em si ele pode ser aniquilado. A castração é uma superfície de uma questão muito maior. O indivíduo só teve a castração porque em 1º lugar ele quer castrar o pai.
Não é tanto que o pai o castra pelo seu desejo,mas o pai o castra porque ele quis castrar o pai antes, quis atacar o pai antes. Ela coloca a intencionalidade da fantasia psíquica da criança destrutiva em 1º lugar, Klein inverteu o processo.

A invasão da pulsão de morte na subjetividade, na interioridade do bebê, para ela só pode ter 2 destinos possíveis:

Ataca o objeto ou
Ataca o self

Para Klein o homem é originalmente, eminentedestrutivo e esta destrutividade ou vai aniquilar o objeto ou aniquila o próprio “eu”, o próprio Self.

Quando ataca o objeto, ao atacar o objeto.
Klein entende o psiquismo humano funcionando para o interjogo contínuo de projeção e introjeção, isto é fundamental.

Enquanto para Freud o mecanismo por excelência psíquico é a repressão (eu reprimo a representação do meu desejo).

3º Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Personalidade: Melanie Klein
  • Teorias das posições melanie klein
  • resumo melanie klein
  • Resumo melanie klein
  • Fichamentos de resumo
  • Teoria melanie klein
  • Melanie Klein
  • Melanie Klein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!