Resumo: melanie klein – estilo e pensamento (elisa m. de ulhoa cintra e luís cláudio figueiredo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: MELANIE KLEIN – ESTILO E PENSAMENTO
(Elisa M. de Ulhoa Cintra e Luís Cláudio Figueiredo)

Melanie Klein é considerada uma das maiores psicanalistas da história, “a mais audaciosa dapsicanálise moderna”, muito criativa e original. Porém seus conceitos por muitas vezes são considerados imprecisos e até mesmo contraditórios, causando em seus leitores tanto reações de encantamento, como derepulsa.
Nos textos lidos, Melanie Klein nos é apresentada como uma seguidora de Freud (leitora acurada) e dominada por seu entusiasmo. Baseada nos dilemas de suas observações clínicas eladesenvolveu seu pensamento e seu estilo próprio. Com grande capacidade de tornar concreto o modo do funcionamento psíquico que ela teorizava, Klein aprofundou-se na problemática das condições em que nossasansiedades podem, ou não, serem simbolizadas.
O pensamento kleniano tornou-se fundamental para o movimento psicanalítico e transformou-se em uma fonte reconhecida e valorizada de idéias, propostasterapêuticas e de técnicas para todo o campo da psicanálise contemporânea. Para Klein, segundo os autores, a psicanálise é considerada um processo de superação e libertação da forma infantil de amar,assim, a personalidade adulta para agir de forma amadurecida, não pode estar dominada pelo modo infantil de funcionamento, mas deve conter a experiência do modo infantil de amar.
Seu estilo e pensamentoprovocaram estranheza na comunidade psicanalítica, especialmente na americana e na francesa. Sem formação acadêmica, ela sempre valorizou a importância da observação e do contato direto com opaciente. Klein iniciou sua obra a partir de “observações analíticas” do próprio filho Erich, ou seja, com um caráter mais informal, utilizando assim os instrumentos que dispunha para trabalhar: o interessepela psicanálise, a grande capacidade de leitura da obra de Freud e o desejo de oferecer a si mesma e aos pacientes algum tipo de compreensão e de insight que pudesse diminuir o sofrimento psíquico...
tracking img