Aula 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 225 (56198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luís Cláudio Mendonça Figueiredo
A invenção do psicológico
Quatro séculos de subjetivação
1500- 1900

AGRADECIMENTOS
A elaboração destes ensaios, numa dosagem incomum, envolveu a participação de uma quantidade significativa de colaboradores. AI cientes e voluntános; outros, talvez, não pudessem avaliar o alcance de suas contribuições. A todos agradeço, mas entre eles desejo nomear os maispróximos, queridos e assíduos: Elisa Ulhoa Cintra, Mansa Trench Fonterrada, Marta Gambini, Fábio Caramuru, Yara Caznók e Sidney Cazzeto. Com o texto já redigido, os agradecimentos vão para Maria Inês Neves de Oliveira, que datilografou os originais, permitindo as primeiras leituras públicas. Nesta fase, é preciso agradecer a Anaelcna Pereira Lima o acolhimento do livro para publicação na Educ e aSuely Rolnik que o incluiu em sua coleção ‘Linhas de Fuga’ na Editora Escuta.
É a Elisa, a Suely e à turma de alunos que acompanhou com entusiasmo e bom humor o meu curso A gestação do espaço psicológico’, do Núcleo dc Pesquisas da Subjetividade no Programa dc Estudos Pós-Graduados cm Psicologia Clínica da PUC-SP, que eu dedico o trabalho.

SUMÁRIO
Apresentação.13
Advertência.19
A DESNATUREZAHUMANA OU O NÃO NO CENTRO DO MUNDO.21
UMA SANTA CATÓLICA NA IDADE DA POLIFONIA.27
A multiplicação das vozes.27
A variedade das coisas.32
Identidade e conversão.10
A nostalgia dos anos dourados.47
Reformas.51
Reformadores católicos.58
Uma santa católica na idade da polifonia .67
Notas.19
IDENTIDADE E ESQUECIMENTO: ASPECTOS DA VIDA CIVILIZADA .81
A atualidade de Cervantes.81
Imagens dacivilização.88
Subterrâneos da civilização.96
A dupla filiação da psicologia.100
Notas.102
A REPRESENTAÇÃO E SEUS AVESSOS.105
O público e o privado: raízes de uma cisão.106
A consolidação da privacidade.108
A privacidade militante.113
Do iluminismo ao romantismo: a floração da privacidade na Alemanha.118
A síntese mesmeriana.123
Os usos da privacidade.126
Notas.128
A GESTAÇÃO DO ESPAÇOPSICOLÓGICO NO SÉCULO XIX: LIBERALISMO, ROMANTISMO E REGIME DISCIPLINAR.129
As vicissitudes do liberalismo e do individualismo.129
O romantismo: promessas e realizações.139
O território da ignorância.146
Notas.150
PARA ALÉM DO ESTILO. UM LUGAR PARA A PSICOLOGIA.151
O Duque Jean des Esseintes, vida e obra.152
Estilismo e excentricidade.157
Para além do estilo.161
Notas.165
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS.167



APRESENTAÇÃO
A coleção ‘Linhas de Fuga’
O homem contemporâneo vive urna intensificação da experiência dc ruptura. ao mesmo tempo em que se encontra em plena transformação o modo como esta experiência o afeta. Em Outras palavras, á a relação do homem com o caos o que está em jogo nesta transição. De negativo da ordem, o C passa a ser considerado em sua positividade: ele áa processualidade intrínseca a todos OS corpos, eleito de seu inclutável encontro com outros corpos — ou seja, o caos á eleito da inelutável alteridade. De tendência do mundo para a morte (mundo aqui incluindo, evidentemente, as formas de existência humana, individuais e coletivas), o caos passa a ser considerado como tendência a uma evolução contínua e irreversível, na qual vão se produzindo umadiferenciação e uma complexificação cada vez maiores.
Esta delicada transição que o homem vem efetuando na contempo raneidade não se dá apenas no plano da consciência, e sim no plano do próprio modo de suh O caos, ao deixar de ser vivido como negativo da ordem e, portanto, como fatal, torna—se menos aterrador. Com isso, vai deixando de fazer sentido uma subjetividade constituída na base dadissociação da experiência do caos e da indissociável idea lização de uma suposta completude. E o que vai nascendo á um modo de subjetivação constituído na base da abertura para o outro e, por— t pafli o caos. Uma subjetividade intrinsecamente processual.
Realizar esta travessia, no entanto, não á tão simples assim:1ibertar a subjetividade da tutela do terror em relação ao outro e ao
13
caos...
tracking img