Resumo max weber, karl marx e émile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dissertação 01.
Max Weber: Alemão, economista, jurista e sociólogo, dedicou a maior parte de seu trabalho para o processo da racionalização e do desencantamento que provém dessa nossa sociedademoderna capitalista.
Suas obras consideradas as mais importantes, foram “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, na qual desenvolveu suas reflexões sobre a sociologia da religião, e “A políticacomo vocação”, onde definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física”. Definição esta, que se tornou fonte de estudos para a moderna Ciência Políticaocidental.
Para Weber, o principal projeto da sociologia é o entendimento do comportamento humano, o qual faria entender as relações sociais. Ele entendia que não é viável conseguir explicações para osfatos sociais através de causas e efeitos, os mesmos seriam parte das ciências naturais, o sociólogo, a seu ver, devem procurar o sentido nos fatos e relacioná-los com outros acontecimentos darealidade.
Uma das principais ideias de Weber, aplicadas hoje em dia é a Burocracia. Vista como algo que nos atrasa e incomoda, Max Weber tinha a visão de que tal programa era essencial para o correto eorganizado funcionamento do sistema.
Karl Marx, nascido na Prússia, economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista, dedicou seus estudos ao entendimento do capitalismo.
Sua principalobra, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Na verdade, se produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricosnão pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material.
Marx desenvolveu o conceito de alienação, mostrando que a industrialização, o assalariamento e apropriedade privada, separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista.
Émile Durkheim, Francês, sociólogo, fundador da escola francesa, reconhecido como...
tracking img