Resumo de sociologia geral karl marx, émile durkheim, max weber

Resumo de Sociologia Geral: Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber

Karl Marx
Dialética hegeliana (dialética da ideia):
Feuerbach e a teoria da alienação:

Materialismo dialético: Marx e Engels rebatem as teorias de Hegel e Feuerbach afirmando que as mesmas apenas visam interpretar o mundo e não transformá-lo. Marx aplica a teoria da dialética as relações econômicas, logo, a contradiçãoentre as forças produtivas e as relações de produção dão origem a um novo modo de produção.
Modo de produção feudal:
· Por isso Marx afirma que a história da sociedade tem sido a história da luta de classes.
Forças produtivas: correspondem aos instrumentos e habilidades que possibilitam o controle ou transformação das condições naturais para a produção (Ex.: ferramentas, máquinas, conhecimentotécnico). Porém, o homem é a principal força produtiva (Ex.: seu corpo, sua inteligência).
Relações de produção: relações, sociais e técnicas, entre os homens no processo produtivo.
Estrutura: base econômica e material da sociedade.
Superestrutura: instituições políticas e sociais (Ex.: religião, Direito, política).
Mercadoria: é aquilo que se produz para venda, elemento essencial para associedades capitalistas.
· Valor de uso: quantidade de material utilizado na produção + tempo de trabalho gasto na produção.
· Valor de troca: varia no tempo e no espaço.
Obs.: Nas sociedades capitalistas a força de trabalho do homem é oferecida como mercadoria ao proprietário dos instrumentos de trabalho (trabalho assalariado).
Mais-valia: é o termo utilizado para indicar o tempo de trabalhoexcedente ou aquele que não é pago ao trabalhador e, portanto, é apropriado pela burguesia. A exploração do trabalho caracteriza a mais-valia.
Alienação: distanciamento entre o trabalhador e o resultado do seu trabalho, logo, o produtor não tem domínio sobre o resultado, ele se torna independente do produtor.
Revolução: em resposta a exploração, o proletariado deveria tomar o poder da burguesiaatravés de uma revolução e implantar uma ditadura do proletariado, com o intuito de minimizar as diferenças sociais e proporcionar o bem-estar coletivo, visando a sociedade comunista, uma sociedade[->0] igualitária[->1], sem classes sociais[->2], baseada na propriedade comum[->3] e na extinção do Estado.

Émile Durkheim
Objeto da Sociologia:Coercitivo
Impõe comportamento
Exterior aos indivíduos

Durkheim determina as regras que os sociólogos devem seguir para um correto estudo da sociologia:
· Tratar os fatos sociais como coisas
· Afastar preconceitos
· Fazer trabalho de campo
· Pautar-se em estudos científicos
Os dois tipos de consciência:· Consciência coletiva: é aquela comum aos membros de um grupo, e quanto mais desenvolvida for essa consciência coletiva maior será a coesão entre os participantes desse grupo.
· Consciência individual: se relaciona somente com a própria pessoa, logo, representa nossa individualidade.
Os dois tipos de solidariedade:
· Solidariedade mecânica: típica das sociedades primitivas, onde a divisão dotrabalho é pequena (as pessoas realizam quase todas as tarefas de que precisam), e a coesão resulta da semelhança entre os indivíduos. O tipo de consciência predominante é a coletiva e as sanções são morais, resultantes dos costumes.
· Solidariedade orgânica: predomina nas sociedades modernas, em que a divisão do trabalho é maior e os indivíduos não compartilham dos mesmos valores e crenças eseus interesses são diversificados, logo, a coesão resulta da diferença. A consciência preponderante é a individual e as sanções são legais, advindas do Direito.
Os três tipos de suicídio:
· Suicídio egoísta: aquele em que o indivíduo não encontra mais sentido na vida e nem razão para viver, ou seja, um ato meramente individual.
· Suicídio altruísta: o indivíduo se sente no dever de fazê-lo...
tracking img