Faculdade Evangélica de Brasília
Disciplina: Sociologia aplicada à Administração
Professor: Luiz Padilha

Resumos sobre Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber

Osvaldo Pereira Filho

Karl Marx e a história daexploração do homem

Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social. A principal obra de Marx, OCapital, não é sociológica, mas econômica. Todavia, é preciso elucidar alguns termos de sua fundamentação econômica, por constituírem peças básicas de interpretação. Na verdade, se produziu uma visão principalmente econômicada sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material.
Marx sofreu algumas influenciascomo: a filosofia de Hegel, o seu contato com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX. Destacava o pioneirismo desses críticos da sociedade burguesa, reprovava o “utopismo” de suas propostas.
As três teoriastinham como traço comum o desejo de impor de uma só vez a transformação social total, implantando assim, o império da razão e da justiça eterna.
Desenvolveu o conceito de alienação mostrando que a industrialização, apropriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista.
De acordo com Marx, politicamente o homem também se tornou alienado, pois oprincipio da representatividade, base do liberalismo, criou a idéia de Estado como um órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos.
Marx proclamava ainda ainexistência de igualdade natural e observa que o liberalismo vê os homens como átomos, como se estivessem livres das evidentes desigualdades sociais. Para Marx, as desigualdades sociais observadas no seu tempo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 02). Resumo karl marx, emile durkheim e max weber. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Karl-Marx-Emile-Durkheim-e/2688.html

MLA

"Resumo karl marx, emile durkheim e max weber" TrabalhosFeitos.com. 02 2011. 2011. 02 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Karl-Marx-Emile-Durkheim-e/2688.html>.

MLA 7

"Resumo karl marx, emile durkheim e max weber." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2011. Web. 02 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Karl-Marx-Emile-Durkheim-e/2688.html>.

CHICAGO

"Resumo karl marx, emile durkheim e max weber." TrabalhosFeitos.com. 02, 2011. Acessado 02, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Karl-Marx-Emile-Durkheim-e/2688.html.