Pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERIKA DA FONSECA

KARL MARX
ÉMILE DURKHEIM
MAX WEBER

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL - UNICAPITAL
SÃO PAULO
2012

ERIKA DA FONSECA

KARL MARX
ÉMILE DURKHEIM
MAX WEBER

Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia,
Ministrado pelo Professor Dr.
Euclídes Di Dário.

UNICAPITAL - SP
2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 04
KARL MARX 05
ÉMILE DURKHEIM 07
MAX WEBER 09CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A Sociologia é o estudo da sociedade. É uma ciência social – termo que por vezes é seu sinônimo – que usa vários métodos de investigação empírica e de análise crítica para desenvolver e aperfeiçoar um campo teórico de conhecimentos sobre aatividade social humana, por vezes com o objetivo de aplicar este conhecimento na busca do bem-estar social.
Neste trabalho retrata-se o conceito sociológico dos principais sociólogos da História da Humanidade, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Aprofundaremos o conhecimento sobre o conceito de sociedade e como todas as esferas da atividade humana são conformadas com a estrutura social e a ação doindivíduo.

Karl Heinrich Marx
(1818 – 1883)

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier (Alemanha) e faleceu em 14 de março de 1883 em Londres.
Socialista e Filósofo, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel. Formou-se em Lena no ano de 1841.
O marxismo tem como base o materialismo e o socialismo científico,construindo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários fazendo uma união entre a teoria e a prática.
Para os marxistas a principal idéia é abolir o conceito de que a filosofia é um instrumento especulativo da burguesia (teoria de idealismo) e fazer dessa filosofia uma transformação mundial em favor do proletariado (operários), usando o materialismo dialético e o materialismo histórico.
Omaterialismo dialético coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções, causando uma evolução em um grau mais alto e graças a negação da negação.
No materialismo histórico a realidade social é à base da consciência dos homens, essa se eleva de tal forma a constituir umasuperestrutura jurídica e política que correspondem formas de consciência social determinada.
Para Karl Marx o capitalismo concede uma teoria de valor para os produtos, que é determinado pelo valor e expressão da quantidade de trabalho social que envolveu a produção de cada produto.
Nesse sistema o operário (proletário), vende ao proprietário (burguesia) sua força de trabalho, que muitas vezes é o únicobem que possui. E essa venda é muito desvalorizada pelos proprietários que oferecem baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho, devido à grande quantidade de pessoas que oferecem a venda de sua força de trabalho.
Marx criou também o conceito de mais valia que consiste na diferença do valor do produto final e o pago para o trabalhador, com esses números pode-se avaliar o tamanho daexploração sofrida pelos trabalhadores, os valores são tão diferentes que a tendência dos proprietários é de acumular mais e mais riquezas.

Émile Durkheim
(1858 – 1917)

Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Épinal no noroeste da França, fazia parte de uma família pobre e judia. Ingressou na Escola Superior de Paris (École Normale Superieure) em 1879, depois de oito anos formou-se o 1ºprofessor na França de Ciência Sociológica.
Entre os anos de 1893 e 1895, redigiu suas duas principais obras:
Divisão do Trabalho Social
As regras do método sociológico
Foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, tratado como ciência social. Publicou centenas de estudos sociais sobre educação, crimes, religião e até suicídio.
Durkheim tinha o intuito de demonstrar...
tracking img