Resumo: matrizes progressivas de raven

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1497 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN – ESCALA ESPECIAL: NORMAS PARA PORTO ALEGRE, RS

Palavras-chave: matrizes progressivas coloridas de Raven, avaliação da inteligência, normas.

O Teste das Matrizes Progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven na Universidade de Dumfries, Escócia, sendo padronizado e publicado em 1938. A forma original, denominada Matrizes ProgressivasStandard (Standard Progressive Matrices — SPM), é conhecida no Brasil como Escala Geral. Ela foi "planejada para abranger todas as faixas de desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criança é capaz de compreender a idéia de encontrar o pedaço que falta para completar um desenho" (Angelini, Alves, Custódio, Duarte & Duarte, 1999, p. XVII).
Em 1947, o autor desenvolveu mais duasescalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (Coloured Progressive Matrices — CPM) e as Matrizes Progressivas Avançadas (Advanced Progressive Matrices — APM). A primeira, para ser empregada com crianças pequenas, pessoas idosas e deficientes mentais, destina-se à faixa de 5 a 11 anos, no que se refere a crianças. A segunda, para testar pessoas com capacidade intelectual superior à média, é mais usadapara pessoas com escolaridade universitária.
As Matrizes Progressivas Coloridas são conhecidas no Brasil como Escala Especial, que é constituída por três séries de 12 itens: A, Ab e B. Os itens estão dispostos em ordem de dificuldade crescente em cada série, sendo cada série mais difícil do que a série anterior. No início de cada série são sempre colocados itens mais fáceis, cujo objetivo éintroduzir o examinando num novo tipo de raciocínio, que vai ser exigido para os itens seguintes. Os itens consistem em um desenho ou matriz com uma parte faltando, abaixo do qual são apresentadas seis alternativas, uma das quais completa a matriz corretamente. O examinando deve escolher uma das alternativas como a parte que falta.
A escala colorida recebe este nome porque a maior parte de seusitens são impressos com um fundo colorido, cujo objetivo é atrair a atenção e motivar as crianças pequenas. Esta escala foi revista em 1956 por seu autor, que modificou a ordem de dois itens, alterou o desenho de algumas alternativas de itens e mudou as alternativas de alguns itens de posição. Desde essa revisão o teste não foi mais modificado.
O teste foi elaborado tendo como base o referencialda teoria bifatorial de Charles Spearman e tem como objetivo avaliar o que o autor define como capacidade intelectual geral — fator "g". Na verdade, as Matrizes Progressivas pretendem avaliar um dos componentes do fator "g", a capacidade edutiva. O outro componente é a capacidade reprodutiva, que é avaliada por testes de vocabulário, como as escalas Mill Hill e Crichton, não publicadas noBrasil.
Em função do referencial teórico do qual deriva, o Teste de Raven avalia a inteligência medida pelo seu produto final, ou seja, pelos resultados (Davidoff, 1983). Dessa forma, desconsidera os processos ou diferenças qualitativas que interferem nas respostas dos indivíduos.

MÉTODO
Amostra
Participaram deste estudo 779 crianças, matriculadas em escolas da rede pública estadual desde oNível A do Ensino Infantil à quinta série do Ensino Fundamental.
Instrumento
O instrumento utilizado foi o Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven ou Escala Especial, publicado em 1988. O material foi constituído do caderno de aplicação, folha de respostas e lápis para anotação.

DISCUSSÃO
Os resultados desta pesquisa reforçam a necessidade de se obterem normas distintas paraas diversas regiões do Brasil para o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, bem como para outros testes de inteligência, uma vez que no país existem grandes diferenças culturais e de nível socioeconômico. Assim mesmo, considerando crianças de escolas públicas de duas regiões diferentes, foi possível constatar diferenças significativas nos resultados obtidos no teste, o que pode estar...
tracking img