MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN – ESCALA ESPECIAL: NORMAS PARA PORTO ALEGRE, RS

Palavras-chave: matrizes progressivas coloridas de Raven, avaliação da inteligência, normas.

O Testedas Matrizes Progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven na Universidade de Dumfries, Escócia, sendo padronizado e publicado em 1938. A forma original, denominada Matrizes ProgressivasStandard (Standard Progressive Matrices — SPM), é conhecida no Brasil como Escala Geral. Ela foi "planejada para abranger todas as faixas de desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criançaé capaz de compreender a idéia de encontrar o pedaço que falta para completar um desenho" (Angelini, Alves, Custódio, Duarte & Duarte, 1999, p. XVII).
Em 1947, o autor desenvolveu mais duasescalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (Coloured Progressive Matrices — CPM) e as Matrizes Progressivas Avançadas (Advanced Progressive Matrices — APM). A primeira, para ser empregada com criançaspequenas, pessoas idosas e deficientes mentais, destina-se à faixa de 5 a 11 anos, no que se refere a crianças. A segunda, para testar pessoas com capacidade intelectual superior à média, é mais usadapara pessoas com escolaridade universitária.
As Matrizes Progressivas Coloridas são conhecidas no Brasil como Escala Especial, que é constituída por três séries de 12 itens: A, Ab e B. Os itensestão dispostos em ordem de dificuldade crescente em cada série, sendo cada série mais difícil do que a série anterior. No início de cada série são sempre colocados itens mais fáceis, cujo objetivo éintroduzir o examinando num novo tipo de raciocínio, que vai ser exigido para os itens seguintes. Os itens consistem em um desenho ou matriz com uma parte faltando, abaixo do qual são apresentadas seisalternativas, uma das quais completa a matriz corretamente. O examinando deve escolher uma das alternativas como a parte que falta.
A escala colorida recebe este nome porque a maior parte de seus... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo: matrizes progressivas de raven. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Matrizes-Progressivas-De-Raven/108163.html

MLA

"Resumo: matrizes progressivas de raven" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Matrizes-Progressivas-De-Raven/108163.html>.

MLA 7

"Resumo: matrizes progressivas de raven." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Matrizes-Progressivas-De-Raven/108163.html>.

CHICAGO

"Resumo: matrizes progressivas de raven." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Matrizes-Progressivas-De-Raven/108163.html.