Recursos estilisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Procesos Estilisticos ou Figuras de Estilo

As figuras de estilo estão divididas em três níveis: fónico, sintático e semântico.
A nível fónico como a própria palavra indica temos as figuras deestilo ligadas ao som. Inserido neste nível temos recursos estilisticos que não são exatamente figuras de estilo, como é o exemplo da rima e da onomatopeia mas que derivado ao jogo de sons queproduzem são inseridos neste nível.
Passaremos a enunciar quais as figuras de estilo ligadas ao nível fónico, descrevendo-as e dando pequenos exemplos sobre cada um.
* Aliteração: é uma figura deestilo que consiste na repetição intencional e insistente dos mesmos fonemas consonânticos em especial nas sílabas tónicas, ou seja, traduz-se na repetição de consoantes que podem ser ou não amesma, mas que têm o mesmo som. Normalmente a aliteração é utilizada em frases curtas mas também pode ser usada em poesia enriquecendo-a com uma certa musicalidade.
Ex: "Na messe, que enlourece,estremece a quermesse...
O sol, o celestial girassol, esmorece..."
(Eugénio de Castro, Poesia Simbolista Portuguesa. Lisboa: Editorial comunicação: 103)
* Assonância: figura de estilo emque temos a repetição sonora dos mesmos vocálicos, por vezes é confundida com a rima quando é usada para ligar vogais nos finais dos versos. É muito usado no processo poético da lirica trovadoresca.Ex: “A fala atracada à faca
Ataca a graça abalada da traça…”

* Rima: processo que consiste na repetição de fonos (não necessáriamente as mesmas letras) principalmente no fim deversos, mas pode também ser no seu interior (rima interna). Podem seguir diferentes distribuições ao longo da prosa, poesia, etc; como por exemplo: emperelhada, cruzada, interpolada ou misturada.

Ex:“Minha desgraça não é ser poeta
Nem na terra de amor não ter um eco,
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco”
(Minha Desgraça, Álvares de...
tracking img