Resumo livro quem mexeu no meu queijo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem mexeu no meu queijo - resumo
O livro relata uma historia de mudança que ocorre em um labirinto em que 4 personagens procuram pelo famoso "queijo", uma metáfora para o que queremos ter na vida seja, emprego, dinheiro, relacionamento, saúde, reconhecimento, atitude e entre várias outras coisas.
Cada um de nós temos a propria ideia do que é um queijo, ou seja, temos o nosso próprio objetivo,e corremos atras porque, acreditamos que ele nos fará feliz.Se alcançamos, nos mantemos conectados a ele. E se perdemos, ou nos é tirado, pode ser traumatico.
Na história, o "Labirinto" representa o tempo que gastamos procurando o que queremos, ou seja, perdemos tempo demais para achar qual profissão que queremos exercer, o que realmente gostamos para que possamos utilizar para a vida toda efazer com muito bom gosto!
Os quatro personagens, corriam através do labirinto a procura de queijo para alimentá-los e fazê-los felizes!Dois desses personagens eram ratos e dois duendes!Os dois pequenos roedores procuravam sempre pelo queijo duro de roer de que gostavam já os duendes procuravam um tipo melhor de queijo, um queijo que os tornasse mais felizes e bem-sucedidos!
eles tinham algo emcomum:todas as manhãs saíam de suas casas e iam a procura de seus queijos favoritos.No labirinto havia várias divisões, cantos escuros e becos sem saída, mas em lugares bem escondidos sempre havia um queijo delicioso. Porém, para aqueles que encontravam o caminho, o labirinto tinha segredos que os permitia ter uma vida melhor.
Os ratos usavam métodos simples para procurar o queijo, um farejava eo outro corria na frente, se nao o encontrasse viravam e corriam para outro corredor. Os dois duendes usavam métodos diferentes, e confiavam em sua capacidade de pensar e aprender com suas experiências, embora muita das vezes ficassem confusos.
Um dia encontram um tipo de queijo no final de um dos corredores, o Posto C de queijo.Após a descoberta, os ratos levantavam pela manha e se dirigiam aoposto C, seguindo sempre o mesmo caminho, assim uma rotina foi estabelecida.Quando chegavam ao destino, se acomodavam e comiam o queijo.Já os duendes, estabeleceram um outro tipo de rotina. Acordavam um pouco mais tarde, vestiam-se depressa e iam direto ao ponto C, afinal, sabiam onde o queijo estava e como chegar lá.
Os duendes sentiam-se felizes e bem sucedidos, pois achavam que agora que elestinham aquele grande estoque de queijo estavam seguros e que o queijo que havia naquele estoque, seria o suficiente para se alimentar a vida inteira.
- Essa pequena introduçao do livro nos dá uma base de que, ao encontrar o nosso “queijo” muita das vezes nos acomodamos e nao procuramos crescer, nos contentamos com o pouco, mas nao paramos para pensar que um dia esse pouco pode nao ser osuficiente para a nossa propria sobrevivencia.
Todas as noites os duendes andavam pela casa satisfeitos, e saboreando o delicioso queijo e no dia seguinte iam confiantes buscar mais queijo. E toda essa confiança dos duendes passou a se tornar em arrogância. Os ratos mantinham a rotina, chegavam cedo todas as manhãs, farejavam o queijo, arranhavam-no e corriam pelo Posto C, inspecionando a área parasaber se tinha ocorrido mudanças desde o dia anterior. Então se sentavam para roer o queijo.
Em uma manha chegaram ao posto C e nao havia mais queijo, eles nao ficaram surpresos, pois, perceberam que o estoque estava diminuindo a cada dia então, prepararam-se para o inevitável e sabiam instintivamente o que fazer.E como o posto C havia mudado, os ratos também decidiram se mudar e logo começaram acorrer atrás de um novo queijo.
Um pouco mais tarde os duendes chegaram ao posto C, como não prestavam atenção nas mudanças que ocorriam diariamente, achavam que o queijo ainda estaria lá.Quando viram que não havia mais queijo, entram em choque e ficaram inconformados com o que havia acontecido.
Os duendes tinham feito planos para o futuro com aquele queijo e ao ver aquele posto vazio ficaram...
tracking img