Resumo, fichamento, resenha, esquema

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em ambos os casosdestacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade.

O Resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um livro ou documento, abordando as idéias principais em uma quantidade reduzida de palavras. A maioria dos tipos de resumos são elaborados de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo para determinar se o assunto é relevante ou não para o leitor.

Os tipos de resumose subdividem em: Resumo crítico Resumo indicativo Resumo informativo

Resumo crítico é aquele que também é chamado de resenha. Quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das idéias principais. No resumo crítico não pode havercitações.

Resumo indicativo: é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento, sem prolongar ou discorrer sobre estes pontos. Não mostra dados qualitativos ou quantitativos, sendo assim sempre que necessário deve-se consultar e averiguar o texto original, do qual foi extraído o resumo.

Resumo informativo: é aquele que aborda as finalidades, metodologia, resultados e conclusõesdo livro ou documento de maneira que não seja necessário consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.

O que é fichamento
È o registro dos estudos de um livro ou de um texto O fichamento facilita: - a execução dos trabalhos - a assimilação dos conteúdos acadêmicos estudados

O primeiro passo para a produção do fichamento é necessário que você faça o seguinte: - Leia o textoproposto pelo professor de forma breve (sem aprofundamento) para compreender a temática, ou seja, do que se trata - Depois faça uma leitura destacando em cada parágrafo o tópico frasal. O tópico frasal é a frase do parágrafo que dá sentido ao conteúdo proposto pelo escritor ou escritores (faça uma marcação para facilitar a leitura e seqüência dos assuntos

Estrutura do fichamento
Cabeçalho -assunto - referência: autoria, título, local de publicação, editora e ano da publicação Corpo.

Tipos de fichamento
- Bibliográfico - Conteúdo - Citações

Fichamento bibliográfico
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. A obrainsere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.

Fichamento de conteúdo
É uma síntese dasprincipais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentosfeministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

Fichamento de citações
Transcrição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – ESQUEMA, RESUMO, FICHAMENTO E RESENHA
  • Metodologia científica: o que é fichamento, resenha, resumo, sinopse, resenha crítica, esquemas
  • Resenha, Resumo e Esquema
  • Metodologia (resumo, resenha e esquema)
  • resumo, esquema e resenha
  • Atividade Sobre Esquema Resumo E Resenha
  • resumo, resenha e fichamento
  • COMO ELABORAR RESUMOS, RESENHAS E FICHAMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!