Resumo, fichamento, resenha, esquema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em ambos os casosdestacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade.

O Resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um livro ou documento, abordando as idéias principais em uma quantidade reduzida de palavras. A maioria dos tipos de resumos são elaborados de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo para determinar se o assunto é relevante ou não para o leitor.

Os tipos de resumose subdividem em: Resumo crítico Resumo indicativo Resumo informativo

Resumo crítico é aquele que também é chamado de resenha. Quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das idéias principais. No resumo crítico não pode havercitações.

Resumo indicativo: é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento, sem prolongar ou discorrer sobre estes pontos. Não mostra dados qualitativos ou quantitativos, sendo assim sempre que necessário deve-se consultar e averiguar o texto original, do qual foi extraído o resumo.

Resumo informativo: é aquele que aborda as finalidades, metodologia, resultados e conclusõesdo livro ou documento de maneira que não seja necessário consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.

O que é fichamento
È o registro dos estudos de um livro ou de um texto O fichamento facilita: - a execução dos trabalhos - a assimilação dos conteúdos acadêmicos estudados

O primeiro passo para a produção do fichamento é necessário que você faça o seguinte: - Leia o textoproposto pelo professor de forma breve (sem aprofundamento) para compreender a temática, ou seja, do que se trata - Depois faça uma leitura destacando em cada parágrafo o tópico frasal. O tópico frasal é a frase do parágrafo que dá sentido ao conteúdo proposto pelo escritor ou escritores (faça uma marcação para facilitar a leitura e seqüência dos assuntos

Estrutura do fichamento
Cabeçalho -assunto - referência: autoria, título, local de publicação, editora e ano da publicação Corpo.

Tipos de fichamento
- Bibliográfico - Conteúdo - Citações

Fichamento bibliográfico
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. A obrainsere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.

Fichamento de conteúdo
É uma síntese dasprincipais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentosfeministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

Fichamento de citações
Transcrição...
tracking img