Resumo este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola. respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos, observamos a importância de se

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola. Respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos, observamos a importância de se trabalhar com o lúdico e que se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar. Encontrei muito material falandoda importância de se trabalhar com o lúdico e os benefícios, mas mesmo assim muito ainda temos que pesquisar e esclarecer, mostrando que o lúdico é muito mais que um mero passatempo. O brincar é a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, enfim aprende com facilidade. Estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança.Proporciona também a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção . Auxiliando os educadores a perceber a importância de se trabalhar com as atividades lúdicas. A conclusão final permite ressaltar a importância de se trabalhar com o lúdico, podendo ajudar e muito no processo de ensino/aprendizagem. Onde o lúdico não representa aquela ideia de passatempo,de "joguinhos", mas compreendemos a sua importância para a aprendizagem sendo possível proporcionar atividades diferenciadas aos alunos. "Se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, por que não viver brincando e aprender com a brincadeira? "" (MARTINS, 2002).
Palavras-chaves: Lúdico; Ensino-Aprendizagem; Jogos e brincadeiras Educação infantil; Brincar.

ABSTRACT
This paperaims to show the importance of working with the playful in the classroom and school. Backed by renowned authors and their theoretical frameworks, we observe the importance of working with the playful and that if well implemented, will certainly help in the development of psychomotor education and consequently the school process. I found much material about the importance of working with theplayful and the benefits, yet we still have much to search and clear, showing that the play is much more than a hobby. The play is the opportunity for development and learning, as playing the child experiences, discover, invent, exercises, and finally learns easily. Stimulates curiosity, initiative and self confidence. It also provides learning, language development, thought and concentration ofattention . Helping educators realize the importance of working with the recreational activities. The final conclusion to emphasize the importance of working with the playful and can help a lot in the process of teaching and learning. Where the ludicrous idea that is not hobby, "games," but we understand their importance for learning and can provide different activities for students. "If life is a gameand the game can turn into a joke, why not live and learn from playing the game? ''(Martins, 2002).

Keywords: Playful, Teaching and Learning, Games and jokes education; Play.

ELEMENTOS TEXTUAIS
“O espaço escolar pode se transformar em Um espaço agradável e prazeroso de aprender. E o lúdico permitirá o educador alcançar sucesso em sala de aula, tornando-se um importante instrumentofacilitador no ensino-aprendizagem.”
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, muitas dificuldades surgiram na educação brasileira, assim, os educadores foram levados a promover meios e técnicas diferentes de ensino e cada vez mais ousadas no sentido de incentivar a aprendizagem do aluno.
A dificuldade de aprendizado não esta relacionada a uma única classe social: ela esta presente nos mais variados níveissociais e econômicos e em todo o país. Não é um problema que atinge a uma determinada pessoa, é uma dificuldade que aflige a todos, e, portanto, algo que deve ser constantemente estudado no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos educadores. Desta maneira, os professores buscam promover a maior satisfação dos educandos e o interesse pela aprendizagem.
Neste contexto o professor tem um...
tracking img