Imunologia vacinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, apresentar, as questões das vacinas e soros, mostrando que a imunização é uma das maneiras de se diminuir a morbimortalidade decorrente das doenças infecto-contagiosas com a melhor relação de custo-efetividade. Desse modo, podemos dizer que não pretendemos transmitir todos os conhecimentos sobre o tema abordado, mas, sim, de repassarmos eexplicarmos o conhecimento fundamental e essencial, buscando uma melhor compreensão sobre este assunto de suma importância na área da Imunologia, além de podermos raciocinar e compreender com maior facilidade outros assuntos que pertencem ao campo de estudo da Biologia, mas que não serão abordados neste material.
Para atingir nossas propostas iniciais, organizamos os tópicos deste trabalho com basenas informações principais do tema abordado. A partir das explorações, constatações e observações de cada tópico surge a associação da teoria com a prática ou uma experiência vivenciada no cotidiano; surgem ainda dúvidas, apelidadas por nós de “desafios” que objetivamos retirá-las de maneira sucinta e esclarecedora.

2. IMUNIZAÇÃO

A imunização é utilizada com o intuito de se prevenir umainfecção primária ou as consequências secundárias desta, por meio da administração de substâncias com poder imunogênicas (vacinas, toxóides, preparados de imunoglobulinas e antitoxinas) que induzem um estado de proteção de maneira ativa ou passiva.

2.1. IMUNIZAÇÃO ATIVA

A imunização ativa é o processo no qual o indivíduo é exposto a determinados antígenos, sendo estimulado a desenvolver umaresposta imunológica contra esses agentes. A imunização ativa normalmente resulta em uma imunidade duradoura, apesar de o início da proteção ser lento, pois é necessário haver elaboração de uma resposta imunológica pelo próprio indivíduo. A imunização ativa pode ser adquirida natural ou artificialmente:

* A imunização ativa adquirida naturalmente: ocorre quando o estímulo antigênico provém deagentes infecciosos presentes no ambiente, por meio de infecções clínicas, subclínicas ou até inaparentes.

* A imunização ativa adquirida artificialmente: caracteriza a vacina propriamente dita. Ocorre por meio da administração de suspensões de agentes infecciosos ou parte deles, convenientemente processados, com a finalidade de induzir no receptor um estado imunitário específico, protetor erelativamente duradouro, mas sem submetê-lo aos riscos de desenvolver a doença. Essa imunização estimulará tanto a resposta imune celular como humoral.

2.2. IMUNIZAÇÃO PASSIVA

A imunização passiva é caracterizada pela transferência de anticorpos pré-formados em doadores para um receptor, obtendo-se uma imunidade temporária. Essa solução, denominada soro, pode conter anticorpos contra umavariedade de antígenos e é preparada a partir de plasma de doadores com altos títulos de anticorpos a um determinado antígeno (por exemplo, imunoglobulina antitetânica) ou animais imunizados com um antígeno específico (por exemplo, antitoxina diftérica). A imunização passiva é normalmente indicada para proteger indivíduos imediatamente antes ou após uma exposição confirmada ou dúbia a um agenteinfeccioso, quando a imunização ativa não seria possível ou estaria inadequada.

3. VACINAS

Uma vacina é uma substância derivada, ou quimicamente semelhante, a um agente infeccioso particular, causador de doença. Esta substância é reconhecida pelo sistema imunitário do indivíduo vacinado e suscita da parte deste uma resposta que o protege de uma doença associada ao agente. A vacina, portanto, induzo sistema imunitário a reagir como se tivesse realmente sido infectado pelo agente.
A primeira resposta do sistema imunitário, quer a uma vacina, quer ao agente infeccioso, é em geral lenta e inespecífica. Porém, o fato de o agente não existir na vacina com capacidade para se multiplicar rapidamente e causar doença, dá ao sistema imunitário tempo precioso para preparar uma resposta específica...
tracking img