Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: PEDAGOGIA EAD
PÓLO 7131 – MACAÉ
DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I


ALINE – RA: 343546
ELISABETE ARRUDA – RA: 309488
IVE – RA: 337657
JOSIANE – RA: 300049
NAPAULA – RA: 338513



ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I





PROFª MARIA CLOTILDE BASTOS



MACAÉ/RJ2012
O que é e quais são as fases de um projeto pedagógico?


Projetos são atividades organizadas, que coordenam diversos conhecimentos sobre os mesmos fatos, acontecimentos, situações, problemas e soluções. Define as intenções de uma turma/ano/escola em realizar um trabalho de qualidade.
Segundo Hernandez “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que setenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”.
Os projetos pedagógicos trazem uma nova luz ao entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Através deste método, o aluno se torna responsável pela aquisição do conhecimento, pois ele participa de todas as etapas.


Etapas de um projeto pedagógico
Quando se cria um projeto pedagógico, devem-seobservar algumas etapas importantes, que darão definição e direção à realização do proposto.

Tema
A escolha do tema é importante, pois é a identidade do projeto. É à base da realização e direção que o projeto deve seguir.

Problematização
O projeto deve ser baseado na solução de um problema emergente. Criado para que os participantes entendam a situação e que através de suas ações e de seuengajamento, modifiquem o panorama atual.

Público alvo
São as pessoas para qual se destina o projeto. Ele sempre deve ser adequado ao tipo de público, considerando a faixa etária e interesse do mesmo a fim de se utilizar recursos adequados para a realização do proposto.

Objetivos gerais e específicos
O que se pretende com este projeto? Estes objetivos visam à criação de uma nova consciênciasobre uma determinada atividade.

Justificativa
Porque a criação deste projeto é importante? O que ele pretende modificar? A criação de um projeto deve atender a uma necessidade de modificação de algum comportamento/atitude.

Metodologia
É como, isto é, de que forma este projeto será realizado. O que será necessário para a execução das atividades propostas.

Cronograma
O tempo derealização de um projeto deve ser previamente estabelecido e seguido, por isso é necessário um cronograma onde conste tudo que será realizado e a data prevista para concretização do estabelecido.

Avaliação
A avaliação diz respeito aos critérios de acompanhamento dos objetivos a serem alcançados pelo projeto. Através da avaliação é possível verificar se o objetivo específico proposto foi alcançado ounão.

Referências Bibliográficas
São os autores que serviram de base para a criação de um projeto. É o embasamento teórico que o projeto precisa para se tornar viável, pois é a fonte confiável de que o proposto é possível e realizável.



Analisando um projeto de sucesso

Reflexão sobre o Projeto de Língua Portuguesa para o 1º ano da EM Ayrton Senna, desenvolvido pela professora CátiaElaine Nicolachik, Florianópolis, SC.
Fonte da pesquisa: - Revista Nova Escola de Jan/Fev 12.

Uma professora de Florianópolis teve a feliz idéia de ensinar escrita e leitura a sua turma de 1º ano através de histórias infantis. A história escolhida foi o clássico “Chapeuzinho vermelho” em suas diversas variações desde a mais tradicional a versões contemporâneas.
Uma idéia bastanteousada e desafiadora: fazer com que crianças que ainda não dominam completamente a leitura e a escrita, recriassem e reescrevessem tão famoso conto.
O que nos chama a atenção neste projeto é a facilidade com que as crianças, mesmo sabendo das diversas dificuldades que encontrariam no caminho, “compraram” a idéia. Isto se deve a atitude da educadora em questão. Em nenhum momento, embora...
tracking img