Resumo do texto o mundo codificado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto “O Mundo Codificado”

Somos envolvidos por cores cheias de significados, que são um aspecto do mundo codificado em que vivemos. O significado de tais símbolos não depende das cores.Por exemplo, um “A” vermelho e um “A” preto têm o mesmo som e o mesmo sentido.
Antes da invenção da escrita, as imagens eram os principais meios da comunicação. Mas mesmo depois da invenção daescrita, que se deve ao desenrolar da imagem em linhas ( => ), os códigos de superfície continuavam desempenhando um papel importante. O alfabeto só foi começar a se impor com a criação da imprensa.Um código é um sistema de símbolo e seu objetivo é possibilitar a comunicação entre os homens. Símbolos são fenômenos que substituem outros fenômenos, ou seja, a comunicação é uma substituição. Códigosmais recentes, como as inscrições nas cavernas, permitem melhor decodificação. Códigos que existem a partir de símbolos bidimensionais, significam o “mundo”, na medida em que reduzem ascircunstâncias quadridimensionais de tempo-espaço a cenas, na medida em que eles “imaginam”. “Imaginação” significa a capacidade de resumir o mundo das circunstâncias em cena, e vice-versa, desde codificar as cenascomo substituição das circunstâncias.
Uma imagem sincroniza a circunstância que indica como cena. Mas, depois de um olhar abrangente, os olhos percorrem a imagem analisando-a, a fim de acolherefetivamente o seu significado. Os textos são um desenvolvimento das imagens e seus símbolos não indicam algo diretamente concreto, mas sim imagens. São “conceitos” que significam “ideias”. Com a invençãoda escrita começa a história, não porque a escrita grava os processos, mas porque ela transforma as cenas em processos.
Somente no decorrer dos séculos é que os textos começaram a programar asociedade. A massa continuou sendo programada por imagens, apesar de serem imagens infectadas por textos, e persistiu na consciência mágica. A Revolução Industrial programou essa massa com códigos...
tracking img