Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A criptografia é uma ferramenta importante para proteger os dados, mas só é eficaz se você tiver senhas fortes e mantiver a segurança geral do computador.

INTRODUÇÃO

O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. E daí a criptografia tornou-se uma ferramenta essencial para que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre àsinformações.
No mundo hoje, somos levados a crer que podemos comprar soluções prontas de preferência feitas sob medida para atender nossas necessidades. Mas a essência do que se busca nem sempre pode ser encontrada na prateleira, embrulhada em pacote. Essas notas iniciam-se com um comentário sobre a natureza da busca de segurança para a informática.
Cremos que a essência dessa busca não podeser encapsulada e apresentada em forma de algoritmo. Por isso, não podemos nos propor apresentar-lhes roteiros ou receitas para segurança na informática.
Propomos, ao invés disso, ajudá-los a desenvolver sensibilidade sobre como usar o conhecimento e as ferramentas até hoje acumulados, nessa busca. Para guiar-nos em nossa proposta, compilamos nas sessões seguintes um resumo dos conceitos,técnicas e procedimentos mais eficazes hoje conhecidos para a construção de mecanismos criptográficos de proteção a dados digitais, e de meios para esses mecanismos se integrarem a sistemas de informação que se queira proteger.

O QUE É CRIPTOGRAFIA?
O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever",respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso varias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.
É um mecanismo que protege suas informações valiosas, tais como documentos, fotos ou transações online, do acesso oualteração por pessoas indesejadas. A criptografia funciona utilizando uma “cifra” (fórmula matemática) e uma chave para converter dados legíveis (“texto simples”) em um formato não compreensível por outros (“texto cifrado”).
A cifra é a receita geral da criptografia e sua chave torna seu dado encriptado único, somente as pessoas com a sua chave única e a mesma cifra podem decifrá-lo. Chavessão normalmente uma longa sequência de números protegidos por um mecanismo comum de autenticação como senhas, “tokens”, ou biometria como sua impressão digital.

Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “CHAVES CRIPTOGRAFICAS”, Trata-se de um conjunto de bit’s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chavediferente e incompatível com a do emissor ela não conseguira ter a informação.
Por meio do uso da criptografia você pode
* proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;
* criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamentecriptografadas;
* proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;
* proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mailsenviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
Nas próximas seções são apresentados alguns conceitos de criptografia. Antes, porém, é importante que você sefamiliarize com alguns termos geralmente usados e que são mostrados na Tabela abaixo:
Tabela 1: Termos empregados em criptografia e comunicações via Internet.
|
|
Termo | Significado |
Texto claro | Informação legível (original) que será protegida, ou seja, que será codificada |
Texto codificado (cifrado) | Texto ilegível, gerado pela codificação de um texto claro |
Codificar (cifrar) |...
tracking img