Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção Textual

Durante o período escolar, é importante que o aluno tenha contato com o maior número possível de gêneros textuais a fim de que possa se tornar proficiente na leitura e naescrita.
Além disso, alguns desses gêneros cumprem também a função de auxiliá-los no estudo de qualquer disciplina, uma vez que são ferramentas úteis para a exploração e síntese de um texto. Um dessesgêneros é o resumo, cujo intuito é, a partir da leitura e compreensão do texto-base, sintetizar em poucas linhas o que houver de mais relevante no texto.
Resumo é uma exposição abreviada de umacontecimento. Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.
A elaboração deum resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.


Veja os textos abaixo:

Texto-base

Criação ou Descoberta

Fala-se muito nogrande abismo entre ciência e arte, a primeira lógica, objetiva, enquanto a segunda é intuitiva, subjetiva. O poeta inglês John Keats acusou seu conterrâneo Isaac Newton de ter "desfiado o arco-íris" comsuas explicações físicas sobre a difração da luz.
Ou seja, explicar racionalmente algo de belo que existe no mundo é insultar a sua existência, tirar a sua poesia.
É o velho problema das "DuasCulturas", que o escritor e físico inglês C.P. Snow, em um pronunciamento de 1959, acusou de estar levando à desintegração sociocultural, à fossilização da criatividade moderna. Segundo ele, apenas areintegração das duas culturas levará a humanidade a novas respostas para alguns de seus maiores desafios.
Um leitor desta coluna me escreveu recentemente pedindo que eu esclarecesse a distinção entredescoberta e criação. Mais especificamente, a diferença entre as duas dentro da ciência.
Nós criamos ou descobrimos a ciência? Será que as nossas teorias e os nossos teoremas estão codificados de...
tracking img